“Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente”: um livro de passatempos que promove a Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14798

Palavras-chave:

Educação ambiental, ODS, EDS, Objetivos de aprendizagem

Resumo

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pode ser promovida por meio de práticas de Educação Ambiental articulando temas científicos com dimensões sociais, políticas, econômicas, contribuindo com a aprendizagem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma estratégia com potencial para isto são materiais de educação científica, disseminados para um público amplo. Neste sentido, este trabalho analisou quais os objetivos de aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram atingidos no livro de passatempos “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente”, sob a ótica da EDS. Avaliou-se os objetivos de aprendizagem tangente aos campos cognitivo, socioemocional e comportamental. Os resultados indicaram que a maioria dos objetivos de aprendizagem foram contemplados nos três campos dos ODS 4, 5, 6, 7, 11, 13, 14 e 15, a partir das atividades lúdicas presentes no livro.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROCHA, Amanda Ribeiro da; VIEIRA, Maria Eduarda Cavali; SAKAE, George Hideki; SILVEIRA, Camila; PANTANO, Glaucia. “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente”: um livro de passatempos que promove a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 197–216, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14798. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14798. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2023-02-03
Aprovado 2023-07-14
Publicado 2023-10-01