Educação Ambiental crítica pós-pandêmica no Brasil: uma meta-etnografia

Autores

  • Andres Alfonso Figueroa Ramírez Universidade Federal de Alfenas/Doutorando
  • João Henrique Teixeira Livio Universidade Federal de Alfenas/Mestrando
  • Fábio de Oliveira Neves Universidade Federal de Alfenas/Professor

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14780

Palavras-chave:

Sentipensamento, Reapropriação social da natureza, Educação Ambiental pós-pandêmica, COVID-19

Resumo

A pandemia pela Covid-19 é mais um sintoma da crise socioambiental. Uma conjuntura que demanda a ressignificação dos propósitos da Educação Ambiental mediante uma reformulação paradigmática para subverter a devastação causada pela lógica instrumentalizante da natureza. Este artigo corresponde à análise, a partir da abordagem meta-etnográfica, de 11 de programas de Educação Ambiental Crítica no Brasil desenvolvidos entre 2020 e 2022. Foi possível identificar, programas que contemplam, medianamente, uma reformulação paradigmática de outros modos de viver. Além disso, destacamos alguns eixos que consideramos deveriam ser incluídos, visando construir uma Educação Ambiental pós-pandêmica.

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Biografia do Autor

Andres Alfonso Figueroa Ramírez, Universidade Federal de Alfenas/Doutorando

Graduado em Licenciatura Ciências Naturais e Educação Ambiental pela Universidade Popular de Cesar, Valledupar/Colômbia. Mestre e doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas, com bolsa do Programa de Alianças para Educação e Formação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB). 

João Henrique Teixeira Livio, Universidade Federal de Alfenas/Mestrando

Formado em engenharia ambiental pela Faculdade Pitágoras. Atualmente faz parte do programa de pós-graduação em ciências ambientais da universidade federal de Alfenas (Unifal-MG), ingressando no segundo semestre de 2022.

Fábio de Oliveira Neves, Universidade Federal de Alfenas/Professor

Possui graduação em Biotecnologia, Bacharelado, pela Universidade Federal de Alfenas (2012), mestrado em ECOLOGIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL pela Universidade Federal de Alfenas (2015), e doutorado em ciências ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus-Sorocaba (2022).

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Ramírez, A. A. F., Livio, J. H. T., & Neves, F. de O. (2023). Educação Ambiental crítica pós-pandêmica no Brasil: uma meta-etnografia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 100–113. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14780

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-01-26
Aceito: 2023-07-14
Publicado: 2023-10-01