Educação ambiental como instrumento de política pública contra o descarte desordenado de resíduo tecnológico

Autores

  • Moises Santiago de Oliveira Universidade Federal do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0003-0059-0007
  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14695

Palavras-chave:

Obsolescência Planejada, Educação Ambiental, Consumo, Capitalismo, Resíduos Tecnológicos

Resumo

O artigo visa dialogar sobre temas imprescindíveis para o entendimento do tema Educação Ambiental. Nesse contexto, serão apresentados certos assuntos cruciais para o desenvolvimento deste trabalho, sendo eles: capitalismo, obsolescência programada, hiperconsumo, política e legislação ambiental, logística reversa, coleta seletiva e o processo de governança/accountability. O estudo foi realizado a partir do levantamento teórico de artigos em bases de dados nacionais, livros e documentos oficiais. Ao longo do artigo, serão abordadas as seguintes temáticas: capitalismo e a utilização da obsolescência programada como meio para a constituição e manutenção de sociedades hiperconsumistas.

 

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Oliveira, M. S. de, & Carvalho, A. C. (2023). Educação ambiental como instrumento de política pública contra o descarte desordenado de resíduo tecnológico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 245–260. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14695

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-16
Aceito: 2023-03-27
Publicado: 2023-08-18