O espaço escolar e seu potencial de desenvolvimento da Educação Ambiental marinha e costeira: a visão da supervisão escolar

Autores

  • Kamila Regina de Toni Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Alessandra Larissa D' Oliveira Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Cleise Helen Botelho Koeppe Prefeitura Municipal de Florianópolis - Departamento de Educação
  • Marta Jussara Cremer Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14678

Palavras-chave:

Educação Ambiental Marinha e Costeira, educação básica, interdisciplinaridade, escolas públicas

Resumo

A Educação Ambiental Marinha e Costeira -EAMC- visa de forma interdisciplinar, desenvolver práticas de ensino para enfrentar os desafios da nossa sociedade, como as mudanças climáticas e a poluição marinha. As escolas são espaços em que temas ambientais podem ser vivenciados para promover os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O trabalho teve como objetivo compreender como são desenvolvidas as práticas em EAMC nos anos finais de escolas municipais de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A metodologia do estudo seguiu a abordagem qualitativa (questionários semiestruturados) a partir da visão de Supervisores Escolares -SE, de onde emergiram categorias para discussão evidenciadas a partir de Análise Textual Discursiva. Os SE indicaram que as práticas necessitam atenção em relação a distintos quesitos estruturais e pedagógicos.

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Biografia do Autor

Kamila Regina de Toni, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002) Especialização em Ecologia Aquática Costeira pela FURG (2004) e mestrado em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012). Professora de Ensino em Ciências da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE.

Alessandra Larissa D' Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Oceanografia Quimica e Geologica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Associada da Coordenadoria Especial em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University (EUA, 2013-2014) e na Universidade do Algarve (PT, 2018-2019). Tem como linhas de pesquisa a poluição marinha, com o foco à eutrofização e ao impacto gerado pelo lixo, os processos biogeoquímicos na interface terra-mar e a educação ambiental. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean) e da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira. Mãe de duas filhas, nascidas em 1996 e 1998, período em que não havia direito à licença maternidade na Pós-Graduação.

Cleise Helen Botelho Koeppe, Prefeitura Municipal de Florianópolis - Departamento de Educação

Possui graduação em ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professora de ensino médio - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e professora substituta de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, formação de professores, epistemologia, alteridade, educação ambiental crítica, ensino de ciências e interdisciplinaridade.

Marta Jussara Cremer, Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É docente na Universidade da Região de Joinville desde 2000, lecionando no Bacharelado em Biologia Marinha, e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (Univille) e Ecologia (UFSC). É coordenadora da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille e curadora do Acervo Biológico Iperoba. Coordena também o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros, a partir do qual coordena o Projeto Toninhas do Brasil, o Projeto Tartarugas da Babitonga; e o Projeto Botos do Limite Sul. É consultora da empresa Socioambiental Consultores Associados, atuando como Coordenadora Temática de Telemetria no âmbito do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Bacia de Santos. Suas linhas de pesquisa incluem Ecologia Animal, Qualidade Ambiental e Saúde, Biologia da Conservação e Políticas Públicas de Meio Ambiente. É mãe de Helena Cremer Buéri (2008) e Marina Cremer Buéri (2013).

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Toni, K. R. de, Fonseca, A. L. D. O. ., Koeppe, C. H. B., & Cremer, M. J. (2023). O espaço escolar e seu potencial de desenvolvimento da Educação Ambiental marinha e costeira: a visão da supervisão escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 438–460. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14678

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-13
Aceito: 2023-03-02
Publicado: 2023-06-01