O ensino de solos com recursos didáticos pedagógicos numa perspectiva geográfica no ensino remoto e presencial

Autores

  • Márcia Cristina da Cunha Universidade Federal de Jataí-UFJ
  • Daiane Alves do Nascimento Universidade Federal de Jataí-UFJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14645

Palavras-chave:

Solos, Experimentos, Metodologias, Conservação

Resumo

O solo é um elemento da paisagem essencial ao desenvolvimento das atividades antrópicas. Dessa forma, é importante que o professor utilize os mais diferentes recursos didático-pedagógicos. Assim, a pesquisa teve por objetivo utilizar metodologias de experimentação no ensino de solos de maneira remota e presencial em escolas públicas e privadas. A metodologia aplicada baseou-se em construção de materiais didáticos e questionários que foram utilizados em aulas de maneira remota e presencial com os alunos de 6ºs anos, em uma escola da rede privada e uma da rede pública em Jataí-GO. Como resultado os alunos de maneira geral demonstraram maior interesse nas aulas presenciais e com a utilização de recursos didáticos pedagógicos. Nas respostas dos questionários, a maioria afirmou aprender de forma mais significativa quando são utilizados esses recursos. Assim, conclui-se que para o ensino de solos, essas metodologias diferenciadas de ensino são fundamentais para a melhor compreensão sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Márcia Cristina da Cunha, Universidade Federal de Jataí-UFJ

    Professora Dra. Adjunto A do curso de Geografia da Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-UFJ

  • Daiane Alves do Nascimento, Universidade Federal de Jataí-UFJ

    Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-UFJ

Referências

BARROS, W. N.; VIANA, S. F.; CAMPOS, M. C. C.; SOARES, M. D. R. Percepção de solos: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AM. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 15, n. 2, p.558- 565, ago./dez. 2017.

CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005.

CAMPOS, J. O.; MARINHO, J. de O.; REINALDO, L. R. L. R. Experimentos como recursos didáticos para educação em solos no ensino de geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 167-186, 06 jun. 2019.

DOMINGUEZ, J.; RODRIGUEZ, C. M.; NEGRIN, M.A. La educación edafológica entre el transito de laeducación secundaria e launiversidad. In: Congreso Internacional Sobre InvestigaciónEn La Didáctica De LasCiencias, 7., Granada, 2005. Enseñanza de lasciencias, Barcelona, n. extra, 2005.

FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

HOSEL, A.S.; FONSECA, E.B.; CUNHA, M.C. Conservação de solos para educação básica. In: XII Jornada de Geografia, 2019.

LIMA,V. C. et al. Projeto Solo na Escola: o solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental e médio. Expressa Extensão: 7: 1-6., 2002.

LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; MELO, V. F. (Eds.) O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130 p.

SILVA, E. S.; SILVA, J. F.; SILVA, L. C.; LUIGI JÚNIOR, R. A. A produção e o uso de materiais didáticos específicos para o estudo de solos: o relato de uma prática de geografia em uma escola de ensino fundamental em Barreiras. Anais do Encontro nacional de prática de ensino de geografia políticas, linguagens e trajetórias, 14. 2019, Campinas: Enpeg, 2019. p. 1-10.

Downloads

Publicado

18-08-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino de solos com recursos didáticos pedagógicos numa perspectiva geográfica no ensino remoto e presencial. (2023). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 170-190. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14645