O ensino de solos com recursos didáticos pedagógicos numa perspectiva geográfica no ensino remoto e presencial

Autores

  • Márcia Cristina da Cunha Universidade Federal de Jataí-UFJ
  • Daiane Alves do Nascimento Universidade Federal de Jataí-UFJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14645

Palavras-chave:

Solos, Experimentos, Metodologias, Conservação

Resumo

O solo é um elemento da paisagem essencial ao desenvolvimento das atividades antrópicas. Dessa forma, é importante que o professor utilize os mais diferentes recursos didático-pedagógicos. Assim, a pesquisa teve por objetivo utilizar metodologias de experimentação no ensino de solos de maneira remota e presencial em escolas públicas e privadas. A metodologia aplicada baseou-se em construção de materiais didáticos e questionários que foram utilizados em aulas de maneira remota e presencial com os alunos de 6ºs anos, em uma escola da rede privada e uma da rede pública em Jataí-GO. Como resultado os alunos de maneira geral demonstraram maior interesse nas aulas presenciais e com a utilização de recursos didáticos pedagógicos. Nas respostas dos questionários, a maioria afirmou aprender de forma mais significativa quando são utilizados esses recursos. Assim, conclui-se que para o ensino de solos, essas metodologias diferenciadas de ensino são fundamentais para a melhor compreensão sobre o tema.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina da Cunha, Universidade Federal de Jataí-UFJ

Professora Dra. Adjunto A do curso de Geografia da Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-UFJ

Daiane Alves do Nascimento, Universidade Federal de Jataí-UFJ

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-UFJ

Referências

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Cunha, M. C. da, & Nascimento, D. A. do. (2023). O ensino de solos com recursos didáticos pedagógicos numa perspectiva geográfica no ensino remoto e presencial. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 170–190. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14645

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 06/12/2022
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##plugins.generic.dates.published## 18/08/2023

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