A Educação Ambiental a partir da perspectiva crítica: uma análise na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14589

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica. Escola. Representações sociais de Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado com o objetivo de investigar a perspectiva de Educação Ambiental que é desenvolvida pelos docentes em uma escola do ensino fundamental de São José, SC. É uma pesquisa de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa e os dados foram submetidos à análise textual discursiva (ATD), segundo Moraes e Galliazi (2016). Os resultados obtidos apontaram que a maioria dos docentes apresenta um viés da Educação Ambiental conservadora. Considera-se a necessidade de formação para seus docentes, que integre a perspectiva interdisciplinar crítica e problematizadora e a contextualização nas suas práticas relacionadas à Educação Ambiental.

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Defreyn, S., & Duso, L. . (2023). A Educação Ambiental a partir da perspectiva crítica: uma análise na Educação Básica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 291–310. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14589

Edição

Seção

Relatos de Experiências
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