Percepção de estudantes do Sertão do Araripe Pernambucano sobre a caatinga

Autores

  • Adriene Alves de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ivaneide Alves Soares da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Juliana Espada Lichston Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14580

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino, Conservação, Nordestino

Resumo

A percepção das pessoas sobre o meio em que se inserem é influenciada conforme os fatores que o envolvem, e esta reflete na dicotomia da valorização/desvalorização identificada sobre a Caatinga. Apesar de ser estigmatizado como sinônimo de miséria, a caatinga é um dos biomas brasileiros que tem a identidade cultural como fonte de valorização. Mostra-se bastante relevância a inserção de estudos da percepção ambiental no contexto escolar, para que se inicie uma tomada de consciência e percepção do ambiente a partir das primeiras etapas de formação básica do indivíduo. Este artigo visa identificar qual a visão de inseridos na vivência da Caatinga sobre este bioma, por meio da aplicação de questionários, com uma análise quali-quantitativa. Os resultados reportam ainda uma predominância de uma visão limitada sobre a Caatinga bem como das riquezas contidas no bioma. Observou a importância da caatinga e o desenvolvimento de ações de ensino como fonte de conscientização e reconhecimento no ambiente escolar.

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Publicado

01-02-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Adriene Alves de; COSTA, Ivaneide Alves Soares da; LICHSTON, Juliana Espada. Percepção de estudantes do Sertão do Araripe Pernambucano sobre a caatinga. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 211–227, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14580. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14580. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-11-07
Aprovado 2022-11-23
Publicado 2023-02-01