Curso de Extensão "Pensando a Educação Ambiental e os desafios na e no pós pandemia": Um relato de experiência

Autores

  • Virginia Scheidegger da Costa Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Samara dos Santos Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vívian Soares de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Evelyn Gomes Geraldo da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14562

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Sustentabilidade, Pesquisa Participante

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o curso de extensão desenvolvido pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade - GEPEADS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ em parceria com o Centro de Integração Socioambiental – CISA e a Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular - CASTE. O curso contou com mais de 100 cursistas, dentre eles profissionais, estudantes e apaixonados pela Educação Ambiental (EA), além de uma equipe formada por estudantes da graduação e da pós-graduação, docentes e egressos da UFRRJ. A partir da pandemia de COVID-19 que acometeu o Brasil e o mundo em 2020, surgiu a necessidade de criar um curso de extensão para desenvolver discussões e reflexões sobre a EA, de forma totalmente virtual, para respeitar o distanciamento social e continuar contribuindo com formação de sujeitos ecológicos críticos de suas realidades. O curso teve suas atividades divididas em dois blocos: síncronos e assíncronos, no período de 29 de julho de 2021 até 10 de dezembro de 2021, utilizando estratégias participativas, associadas a vários recursos virtuais. Foram propostos doze temas de interesse dentro da temática e foram convidadas 32 pessoas externas à Universidade para contribuir com as discussões, dentre eles: Leonardo Boff, Isabel Carvalho e Carlos Rodrigues Brandão. Essa experiência permitiu aprofundar os conhecimentos sobre o tema e criar redes de saberes mesmo durante o período de isolamento social.

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Referências

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Oliveira, V. S. da C., Pimentel, S. dos S., Almeida, V. S. de, & Silva, E. G. G. da. (2023). Curso de Extensão "Pensando a Educação Ambiental e os desafios na e no pós pandemia": Um relato de experiência. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 87–97. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14562

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-11-01
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-06-01