Concepções de Educação Ambiental de professores/as em formação: uma análise em licenciaturas da UFPB

Autores

  • Theóffillo da Silva Lopes Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14499

Palavras-chave:

Concepções, Educação Ambiental, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções de Educação Ambiental dos/as estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da UFPB, Campus de João Pessoa, durante sua formação inicial. Para tanto, em uma abordagem qualitativa, foi aplicado um questionário semiestruturado com a finalidade de caracterizar o público-alvo, a importância da EA para esse público e suas concepções acerca da mesma. A partir da Análise de Conteúdo, foi possível observar que as concepções apresentadas expressam uma inclinação a uma Educação Ambiental Conservadora, se apresentando através das macrotendências Conservacionista e Pragmática.

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Biografia do Autor

Theóffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e Graduado em Pedagogia pela UFPB. Pedagogo da PROEX/UFPB (Técnico-Administrativo em Educação) e Professor da Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa, com atuação na Educação de Jovens e Adultos.

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato. 

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Lopes, T. da S., & Abílio, F. J. P. (2023). Concepções de Educação Ambiental de professores/as em formação: uma análise em licenciaturas da UFPB. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 124–155. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14499

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-10-20
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-04-01