A matriz curricular de biologia no ensino médio: diálogo com a Comunidade Quilombola Faveira, São João dos Patos (MA)

Autores

  • Jesus Vênus Silva Costa Instituto Federal do Maranhão
  • Fábio José Vieira Universidade Estadual do Piauí
  • Carla Ledi Korndörfer Universidade Estadual do Piauí
  • Patricia da Cunha Gonzaga Silva Universidade Federal do Piauí
  • Janaína Alvarenga Aragão Universidade Estadual do Piauí
  • Antonia Marina Jesus Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Luciano Silva Figueiredo Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14493

Palavras-chave:

Formação de sociedades, Recursos naturais, Saberes

Resumo

A biodiversidade impulsiona a formação das sociedades, segundo critérios socioeconômicos e tecnológicos. O objetivo desta pesquisa é comparar as relações ambientais na comunidade quilombola Faveira, em São João dos Patos (MA), com os conteúdos da matriz curricular de Biologia do ensino médio. Foram feitas pesquisas bibliográfica e documental. A observação participante, a fotoetnografia e a entrevista semiestruturada   identificaram os recursos naturais e como são utilizados. A análise de conteúdo e análise de estatística descritiva revelou os saberes tradicionais na relação com a natureza e as comparações   aos conteúdos da matriz de Biologia.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Costa, J. V. S., Vieira, F. J., Korndörfer, C. L., Silva, P. da C. G., Aragão, J. A., Oliveira, A. M. J., & Figueiredo, L. S. (2023). A matriz curricular de biologia no ensino médio: diálogo com a Comunidade Quilombola Faveira, São João dos Patos (MA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 222–241. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14493

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-10-19
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-06-01

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