Catadoras/es de materiais recicláveis: reflexões a partir da Educação Ambiental crítica

Autores

  • Camilla Helena Guimarães da Silva Rostas Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Vanessa Hernandez Caporlingua Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14408

Palavras-chave:

Reciclagem; Gestão Social de Resíduos Sólidos; Etnografia; Materialismo.

Resumo

Este trabalho se propôs a compreender a realidade dos indivíduos socialmente envolvidos no ambiente de catação e reciclagem, ou seja, as/os catadoras/es, a partir da Educação Ambiental (EA) crítica. Assim, com base em observações emergentes da vivência em uma cooperativa de reciclagem, e utilizando como metodologia a etnografia, alcançou-se como principal resultado a existência de diversas formas dos sujeitos encararem a sua cotidianidade, estando estes à mercê da alienação e da precarização do trabalho. Constatou-se, portanto, que referindo-se à educação e à consciência ambiental, em sua maioria, os indivíduos pesquisados possuem uma visão pragmática em relação à EA.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Rostas, C. H. G. da S., & Caporlingua, V. H. (2023). Catadoras/es de materiais recicláveis: reflexões a partir da Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 09–27. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14408

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-09-29
Aceito: 2022-10-28
Publicado: 2023-02-01