Indicadores de sustentabilidade socioambiental em escolas de educação básica

Autores

  • Claudia Maris Coelho Pezzi Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC
  • Lúcia Ceccato de Lima Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14383

Palavras-chave:

Indicadores; Sustentabilidade Socioambiental; Gestão Escolar, PPP e PGE.

Resumo

Os indicadores de sustentabilidade socioambiental deveriam estar na pauta de discussão da educação básica. A implantação desses indicadores na escola promove uma educação que inclui a justiça social e a conservação ambiental, para formar cidadãos preocupados com o futuro comum. Sendo assim, objetiva-se analisar a percepção dos gestores em relação ao que está registrado nos documentos das unidades escolares, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano de Gestão escolar (PGE), no que tange às dimensões e ao uso de indicadores voltados à sustentabilidade socioambiental. Para tanto, utiliza-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida a partir de questionário on-line enviado aos gestores e de análise documental. Destaca-se que os gestores possuem conhecimento e conscientização perante essa questão, porém, isso não se reflete nos documentos analisados. A educação pública precisa avançar no que se refere às práticas pedagógicas socioambientais, que são trabalhadas de forma fragmentada e seguindo roteiros que não atendem a essa demanda.

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Biografia do Autor

Lúcia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC

Pós - doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Autonoma de Madrid - Espanha (UAM - 2017). Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2007). Mestre em Educação/Educação e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1999). Especialista em Metodologia da Pesquisa pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - 1996). Especialista em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - 1993). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1984). Professora no ensino superior a partir de 1989. Desde 2010 é professora e pesquisadora dos mestrados da UNIPLAC: Mestrado em Educação – PPGE e Mestrado em Ambiente e Saúde – PPGAS, integrando as linhas de pesquisa: Educação, Processos-socioculturais e Sustentabilidade (PPGE) e Condições da Vida e Manejo Ambiental (PPGAS), respectivamente. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ambiente, Educação e Saúde - GEPES AMBIENS. Discute temas interdisciplinares: Educação Ambiental e Ambientalização das Instituições; Epistemologia e Formação Humana; Educação Básica e Superior; Ciências Ambientais; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani/ Serra Geral. Experiência na Educação Básica - SEC/SC (1984 - 2017). Participa de redes nacionais e internacionais de Pesquisa em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Pezzi, C. M. C., & Lima, L. C. de. (2023). Indicadores de sustentabilidade socioambiental em escolas de educação básica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 307–320. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14383

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-09-28
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-06-01