As trajetórias em ciências ambientais e Educação Ambiental de escolas de Belém (PA) e a proposição e avaliação de uma revista digital socioambiental

Autores

  • Rosilene Santos Bastos de Quadros Universidade Federal do Pará
  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14296

Palavras-chave:

Funbosque, Material paradidático, Popularização da Ciência

Resumo

Este estudo diagnosticou as trajetórias de escolas do município de Belém (PA) sobre Ciências Ambientais (CA) e Educação Ambiental (EA), assim como a proposição e a avaliação de uma revista digital sobre essa temática. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários aos representantes escolares. Os resultados demonstraram um baixo número de atividades de CA e EA, e a tênue participação e iniciativa dos educadores do Distrito D’água, enquanto na Funbosque, houve uma gama de ações e projetos socioambientais, que envolvem toda a comunidade escolar. A Revista Digital Educação Ambiental pode contribuir para o desenvolvimento de ações socioambientais nas quatro escolas, as quais acreditam no potencial deste recurso paradidático. A Funbosque se destaca nos temas socioambientais e tem muito a oferecer às demais escolas, que também podem participar da troca de experiências, em especial, por meio da revista digital.

Biografia do Autor

  • Rosilene Santos Bastos de Quadros, Universidade Federal do Pará

    Mestre em Ensino das Ciências Ambientais.

  • Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Desenvolvimento Sustentável, UFPA

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Publicado

01-02-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUADROS, Rosilene Santos Bastos de; SILVA, Marilena Loureiro da. As trajetórias em ciências ambientais e Educação Ambiental de escolas de Belém (PA) e a proposição e avaliação de uma revista digital socioambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 94–112, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14296. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14296. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2022-09-05
Aprovado 2022-11-05
Publicado 2023-02-01