Educação Ambiental e saúde única na percepção e práticas educativas de educadores de ensino médio

Autores

  • Sthefany Caroline Bezerra da Cruz-Silva Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4213-0378
  • Rosemary Matias Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0154-1015
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9531-9449
  • Eduardo de Castro Ferreira Fiocruz Mato Grosso do Sul, Fundação Oswaldo Cruz, Campo Grande, MS, Brasil e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera-UNIDERP, Campo Grande, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14126

Palavras-chave:

Ensino, Zoonoses, Mato Grosso do Sul

Resumo

Saúde única é o nome dado à abordagem interdisciplinar e integrativa de promoção à saúde na qual há o entendimento de que a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental são indissociáveis. Explorar Educação Ambiental com foco na saúde única possibilita promover a conscientização e tomada de atitudes voltadas à promoção da saúde e à qualidade de vida. Para que o educador escolar possa ser o mediador neste processo é necessário que o tenha internalizado. Assim, buscou-se analisar a percepção e abordagem sobre Educação Ambiental e Saúde Única por educadores de ensino médio. Observou-se que a maioria dos educadores aborda Educação Ambiental em suas práticas, porém não as relaciona com a Saúde Única ou aproveita a ocorrência regional de Leishmanioses como tema condutor desta discussão. É necessário fomentar o uso de estratégias e ferramentas de ensino-aprendizagem ativas e regionalmente contextualizadas.

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Biografia do Autor

Sthefany Caroline Bezerra da Cruz-Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Anhanguera - Uniderp), Especialista em Biotecnologia (UCDB) e em Educação Científica (UEMS), Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial (Universidade Anhanguera - Uniderp) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Universidade Anhanguera - Uniderp). Assessora Pedagógica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Pós-doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Universidade Anhanguera - Uniderp).

Rosemary Matias, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988) e mestrado (1995) e doutorado (2010) em Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. No ensino superior é professora adjunto I da Universidade Anhanguera - Uniderp há 33 anos e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Na educação superior tem atuado no ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica de jovens sul-mato-grossenses como de outras regiões do Brasil e na formação de mestres e doutores, contribuindo de forma indireta com o desenvolvimento dos setores econômicos e sociais e para a qualidade ambiental.

Luciana Paes de Andrade, Universidade Anhanguera - Uniderp, Campo Grande, MS, Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (USP), Mestre em Zoologia (USP) e Doutora em Ciências (USP). Docente do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera - Uniderp e dos Programas de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Anhanguera- Uniderp) e em Ensino de Ciências e Saúde (Universidade Anhanguera de São Paulo). Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Eduardo de Castro Ferreira, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Fundação Oswaldo Cruz, Campo Grande, MS, Brasil e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera-UNIDERP, Campo Grande, MS, Brasil

Pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul, desde 2012. Atua como docente permanente e orientador nos Programas de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMDR) da Universidade Anhanguera-Uniderp e no de Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Biólogo graduado pela PUC MG (2000), Mestre em Ciências Biológicas, Área de Concentração Imunobiologia de Protozoários pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e Doutor em Ciências da Saúde, Área de Concentração Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Fiocruz MG (2010), com período sanduíche no Instituto de Salud Carlos III, Madri, Espanha.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Cruz-Silva, S. C. B. da, Matias, R., Andrade, L. P. de, & Ferreira, E. de C. (2023). Educação Ambiental e saúde única na percepção e práticas educativas de educadores de ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 279–298. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14126

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-07-29
Aceito: 2022-12-08
Publicado: 2023-02-01