Trilha interpretativa como instrumento da pedagogia da natureza na formação de professores da educação infantil, Parauapebas (PA)

Autores

  • Mara de Moura Oliveira Universidade Estadual do Pará
  • Josivaldo Ferreira da Silva Universidade Estadual do Pará
  • Maria de Fátima da Silva Universidade Estadual do Pará
  • Ana Lúcia Nunes Gutjahr Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14020

Palavras-chave:

Floresta Nacional de Carajás; Percurso Formativo; Natureza; Programa Criança Ambientalista.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade partilhar o percurso formativo realizado com docentes da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Parauapebas-PA, cujo objetivo foi direcionar o olhar dos educadores para a natureza e identificar nela a possibilidade de ação educativa, dentro e fora do espaço escolar, através de uma trilha interpretativa.  A experiência aqui relatada aconteceu no ano de 2019, e faz parte de uma das etapas do Programa Criança Ambientalista-PCA. O estudo de caso de abordagem qualitativa aconteceu na Trilha Lagoa da Mata, localizada na Floresta Nacional de Carajás (FLONA), participaram do percurso formativo 118 educadoras. O trabalho revela o potencial existente em formações pedagógicas que priorizam trilhas interpretativas.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Oliveira, M. de M., Silva, J. F. da, Silva, M. de F. da, & Gutjahr, A. L. N. (2022). Trilha interpretativa como instrumento da pedagogia da natureza na formação de professores da educação infantil, Parauapebas (PA) . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 365–380. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14020

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-06-26
Aceito: 2022-10-24
Publicado: 2022-12-01