Por uma educação menos seletiva: reciclando conceitos em Educação Ambiental e resíduos sólidos

Autores

  • Philippe Pomier Layrargues Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Ana Beatriz Flor Torres Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13946

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Reciclagem, Obsolescência Planejada, Educação Reprodutivista, Ordem Social Capitalista

Resumo

A partir do estudo de caso investigando a prática educadora do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do campus Planaltina da Universidade de Brasília, analisamos o enquadramento do modelo teórico adotado, de acordo com as Macrotendências da Educação Ambiental. Por meio da análise documental e de um questionário aplicado junto à equipe gestora, foi possível constatar que temas como Reciclagem e Coleta Seletiva sobressaíram enquanto outros como Desperdício, Obsolescência Planejada e Consumismo, não foram abordados. Em função dessa seleção temática, categorizamos a prática alinhada à perspectiva Pragmática da Educação Ambiental, representando um modelo conservador de Educação Reprodutivista instrumental à ordem social capitalista.

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Biografia do Autor

Philippe Pomier Layrargues, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), campus Planaltina, e pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental da Universidade de Mato Grosso (GPEA-UFMT).

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Layrargues, P. P., & Torres, A. B. F. (2022). Por uma educação menos seletiva: reciclando conceitos em Educação Ambiental e resíduos sólidos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 33–53. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13946

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-23
Aceito: 2022-06-18
Publicado: 2022-10-01