Formação de educadores ambientais na oceanografia: limites e possibilidades

Autores

  • Luiz Carlos Krug Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luís Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13938

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Oceanografia, Currículo

Resumo

O texto apresenta uma proposta de formação de Educadores Ambientais na Oceanografia, referenciada no curso de Oceanologia, FURG, atendendo ao interesse dos estudantes e às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental – DCNEA. A formação do corpo docente, centrada nas Ciências Naturais, não favorece a compreensão da totalidade do meio ambiente (elementos naturais, socioculturais e suas inter-relações), inviabilizando a incorporação da EA como tema transversal ou nos conteúdos preexistentes. A proposta inclui componentes e conteúdos específicos de Ciências Sociais, de EA e de Metodologia de Pesquisa. Programas de formação continuada do corpo docente são o caminho para superar a excepcionalidade da proposta.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Krug, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação Ambiental. Docente do curso de Oceanologia IO-FURG.

Luís Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação. Docente do PPGEA-FURG.

Dione Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental. Docente do curso de Oceanologia e do PPGEA-FURG.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Krug, L. C., Minasi, L. F., & Kitzmann, D. (2023). Formação de educadores ambientais na oceanografia: limites e possibilidades. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 243–260. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13938

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-22
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-02-01