Um horto e uma cartilha pedagógica: ferramentas não-formais para falar de plantas medicinais do ensino médio à graduação

Autores

  • Sebastião Ribeiro Xavier Júnior EMBRAPA/UFPA
  • Sara Gurfinkel Marques de Godoy Universidade Federal do Pará
  • Cristiane de Paula Ferreira UFPA/PROFCIAMB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13901

Palavras-chave:

Amazônia, Biodiversidade Vegetal, Plantas Medicinais, Material Pedagógico, ODSs 3, 4 e 15

Resumo

Hortos florestais atendem às necessidades de guarda e manutenção de espécies vegetais de interesse para a sociedade. O presente trabalho consiste em três etapas: criação de um horto com 42 espécies de plantas medicinais; desenvolvimento de um curso para testar a hipótese de eficiência do horto com alunos de curso de graduação e técnico em Farmácia; e desenvolvimento de uma cartilha informativa sobre as espécies de plantas medicinais presentes no horto. O resultado da pesquisa deu origem à criação de uma cartilha educativa, constando a descrição detalhada de todas as 42 plantas medicinais presentes no horto. Como parte do processo de validação do produto criado, diferentes pesquisadores/professores avaliaram a cartilha e, como conclusão, destacaram a importância de produtos e espaços não-formais para incrementar o ensino de botânica, mais especificamente da temática sobre plantas medicinais.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Xavier Júnior, S. R., Godoy, S. G. M. de ., & Ferreira, C. de P. (2023). Um horto e uma cartilha pedagógica: ferramentas não-formais para falar de plantas medicinais do ensino médio à graduação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 381–397. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13901

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-17
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-02-01