Ecobarreira como prática para Educação Ambiental na despoluição do ribeirão Alambari, no município de Cambará (PR)

Autores

  • Thiago Deruza Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Gilciane Neris de Souza Colégio O Caminho
  • Gabriela Rafagnin de Pinho Gregório Centro Universitário Ingá
  • Letícia Martins Krause Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Sinop, MT.
  • Luiz Carlos Giachello dos Anjos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13846

Palavras-chave:

Barreiras Ecológicas, Sensibilização Ambiental, Educação, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma intervenção pedagógica de Educação Ambiental, preservação e conservação do ribeirão Alambari. Durante o seu desenvolvimento foram realizadas práticas educacionais com a população, construção e instalação de Ecobarreiras em diferentes pontos do ribeirão Alambari. Foram coletados 141 resíduos sólidos parados na Ecobarreiras, classificados em plástico, metais, papéis, madeiras, orgânicos e outros. Pode-se perceber a influência positiva das atividades sobre as práticas ambientais na vida dos alunos. Além disso, observou-se uma redução gradativa na quantidade de resíduos sólidos descartados no ribeirão Alambari ao longo do estudo, o que reforça a importância de trabalhar a Educação Ambiental com o propósito de construir e reformular o pensamento crítico e reflexivo das pessoas mediante as adversidades ambientais.

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Biografia do Autor

Letícia Martins Krause, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Sinop, MT.

Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Luiz Carlos Giachello dos Anjos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pós-Graduação em Ensino

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Departamento de Ciências Biológicas

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Garcia, T. D., Souza, G. N. de, Gregório, G. R. de P., Krause, L. M., Anjos, L. C. G. dos, & Poletto, R. de S. (2023). Ecobarreira como prática para Educação Ambiental na despoluição do ribeirão Alambari, no município de Cambará (PR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 492–596. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13846

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-04-28
Aceito: 2022-12-08
Publicado: 2023-02-01