Distâncias, aproximações e entrelaçamentos em educação ambiental: narrativas autobiográficas e diálogos sobre formação docente em dois casos paulistas

Autores

  • Luiz Afonso Vaz de Figueiredo Centro Universitário Fundação Santo André/Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR) https://orcid.org/0000-0002-4355-5706
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13474

Palavras-chave:

Narrativas Autobiográficas; Multirreferencialidade; Práticas Docentes; Educação Ambiental; Poéticas Pedagógicas.

Resumo

O artigo é fruto de narrativas autobiográficas e diálogos sobre práticas formativas em educação ambiental realizadas em duas regiões paulistas (Brasil), o Grande ABC e a Região Metropolitana de Sorocaba. A abordagem multirreferencial é reforçada em um estudo de caráter qualitativo e descritivo. Foram registrados momentos que vão do eu ao nós como no dizer de Morin (1987) e retornam do nós ao eu, destacando os momentos das experiências realizadas por dois companheiros, que agora estão entrelaçados. Conforme Josso (2004), no momento 1 destacamos o ter experiências, no qual contamos sobre nossas inserções no campo da Educação Ambiental. No momento 2, caminhamos em direção ao fazer experiências, que são descrições sobre nossas ações no campo da Educação Ambiental em instituições públicas universitárias nas quais atuamos, pinçando algumas dinâmicas e situações concretas. Os entrelaçamentos ocorrem no Momento 3, pensar as experiências, quando propomos ponderações conjuntas sobre nossos fazeres educativos, identificando consensos. Esse exercício dialógico permitiu aproximações e discussões sobre a poética de nossas próprias práticas, demonstrando a riqueza do processo e a importância das ações colaborativas.

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Biografia do Autor

Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, Centro Universitário Fundação Santo André/Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR)

Doutor em Ciências, área Geografia Física (FFLCH-USP, 2010). Mestre em Educação, área de Educação, Sociedade e Cultura (2000) e formação complementar em Metodologia do Ensino de Ciências (1992) (FE-UNICAMP). Licenciado em Ciências Naturais e Química (Fundação Santo André-FSA, 1982). Professor-pesquisador aposentado das áreas de Educação, Ciências Ambientais e Ecoturismo e ex-coordenador do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade e do Curso de Especialização em Educação e Prática Docente do Centro Universitário Fundação Santo André (1986-2020). Foi professor de Espeleologia no Curso de Turismo (Área Ecoturismo) do Departamento de Geografia da PUCSP (2003-2008). Docente convidado para os Cursos de Especialização em Educação Ambiental (CRHEA-EESC-USP e FSP-USP). Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec/IFSP-Itapetinga) e do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (GEOLITERART/DG-USP). Membro ativo de Redes de Educação Ambiental (REBEA, REPEA, RUPEA, REASA). Ambientalista e membro fundador do Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR, 1984) e da Fundação SOS Mata Atlântica (1986). Espeleólogo e membro atuante da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), tendo sido presidente da entidade (2009-2011). Ex-secretário adjunto da Federación Espeleológica de América Latina y del Caribe-FEALC (2010-2018).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Figueiredo, L. A. V. de, & Fortunato, I. (2022). Distâncias, aproximações e entrelaçamentos em educação ambiental: narrativas autobiográficas e diálogos sobre formação docente em dois casos paulistas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 9–35. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13474

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-02-04
Aceito: 2022-03-02
Publicado: 2022-06-01