O ensino da compostagem doméstica como instrumento para promoção da economia circular em sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

Autores

  • Karin Luise dos Santos Universidade Feevale
  • Jenifer Panizzon Universidade Feevale
  • Thaís Fátima Rodrigues Universidade Feevale
  • Harri Mattila Häme University of Applied Sciences - HAMK
  • Vanusca Dalosto Jahno Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13341

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos; Descentralização; Valorização; Reciclagem; Educação ambiental.

Resumo

No Brasil, quase metade dos resíduos sólidos gerados nas cidades é orgânico, mas menos de 1% são reutilizados. A economia circular apresenta uma abordagem para sua valorização, onde a compostagem é uma ferramenta para alcançar este objetivo. Este trabalho consistiu em capacitar pessoas para realizarem esta atividade por meio de oficinas, workshops, palestras e treinamentos, obtendo um alcance direto de 291 participantes. Um questionário também foi aplicado para analisar a eficácia das capacitações. Os resultados demonstraram que 65,2% continuam praticando a compostagem, 42,9% estão separando melhor os seus resíduos e 38,1% afirmaram que reduziram o desperdício de alimentos. Dessa forma, a compostagem pode ser uma técnica com potencial para minimização de diversos impactos ambientais.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Santos, K. L. dos, Panizzon, J. ., Rodrigues, T. F., Mattila, H., & Jahno, V. D. (2022). O ensino da compostagem doméstica como instrumento para promoção da economia circular em sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 296–319. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13341

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-01-08
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01