Estabelecendo relações entre “Empoderamento” e Educação Ambiental: um estudo inventariante

Autores

  • Daniela Bertolucci de Campos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro. https://orcid.org/0000-0003-0256-9332
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12914

Palavras-chave:

Empoderamento, Estado da arte, Teses e dissertações, Educação Ambiental

Resumo

Buscamos nesta pesquisa do tipo “estado da arte” identificar na produção acadêmica (teses e dissertações) em Educação Ambiental se o termo “empoderamento”/“empowerment” tem sido objeto de investigação. Os resultados apontaram que a utilização da expressão é relativamente recente, predominando dissertações em contextos educacionais não escolares e seu emprego majoritariamente não se trata de objeto de investigação. A modesta quantidade de teses e dissertações que investigam o “empoderamento” de educadores demanda esforços em empreender pesquisas neste sentido, evidenciando caminhos para a construção de uma Educação Ambiental que vise à emancipação e a transformação social.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus Rio Claro.

    Livre Docência em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências –UNESP e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.

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Publicado

01-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPOS, Daniela Bertolucci de; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Estabelecendo relações entre “Empoderamento” e Educação Ambiental: um estudo inventariante. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 5, p. 361–373, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12914. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12914. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-11-01
Aprovado 2022-08-10
Publicado 2022-10-01