A percepção dos estudantes sobre agrotóxicos em uma escola da zona rural no município de Aral Moreira (MS)

Autores

  • Fernanda Adriéli Trenkel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Léia Mendes Guedes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lucas Limeira Rodrigues Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bruno Henrique Feitosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12770

Palavras-chave:

Educação ambiental; Conhecimentos prévios; Metodologia ativa.

Resumo

O Brasil atualmente é um dos principais produtores agrícolas do mundo, e tem sido um processo trabalhoso incorporar questões ambientais nas escolas. Um grande desafio do ensino é fornecer uma aprendizagem significativa, para isso é preciso identificar os conhecimentos e vivências dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos do ensino médio referente ao uso do agrotóxico, enfatizando o conhecimento prévio dos mesmos. Destacando a importância de discutir conceitos envolvendo o uso dos agrotóxicos e os impactos por eles ocasionados. Verificou-se que apesar da influência social em que vivem, os mesmos apresentam uma sensibilidade confusa referente aos efeitos proporcionados pela aplicação dos agrotóxicos no ambiente.

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Publicado

01-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRENKEL, Fernanda Adriéli; GUEDES, Léia Mendes; RODRIGUES , Lucas Limeira; FEITOSA , Bruno Henrique. A percepção dos estudantes sobre agrotóxicos em uma escola da zona rural no município de Aral Moreira (MS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 5, p. 312–330, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12770. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12770. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2021-09-29
Aprovado 2022-08-07
Publicado 2022-10-01