Educação Ambiental na visão de professores: caminhos e reflexões

Autores

  • André Slaviero Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-0315-6265
  • Bruno Fernandes Antunez Universidade Federal do Tocantins
  • Vidica Bianchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12649

Palavras-chave:

Educadores; Concepções; Visão crítica de EA; Visão conservadora de EA.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa cujo foco foi a investigação das concepções de professores sobre Educação Ambiental (EA), com a realização de um estudo com 79 participantes. Na análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelam que 1/4 dos professores possuem discursos mais conservadores em relação à EA e que, em contrapartida, 25% deles revelaram posicionamentos críticos sobre a EA. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre o fomento de novos debates, sobretudo na formação inicial e continuada de professores sobre a temática.

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Referências

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Slaviero, A., Antunez, B. F. ., Bianchi, V., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2022). Educação Ambiental na visão de professores: caminhos e reflexões: . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 198–210. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12649

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-08-24
Aceito: 2021-12-15
Publicado: 2022-02-01

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