Conhecimentos prévios de Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Amanda Paula de Araújo Silva
  • Hilda Helena Sovierzoski UFAL

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12484

Palavras-chave:

Anos Finais, Conhecimentos Prévios, Sensibilização

Resumo

A Educação Ambiental (EA) possibilita a formação de valores, a conscientização e a mudança de comportamento nas pessoas. Trata de uma ação contínua para tornar a população sensibilizada com as questões ambientais. O objetivo deste estudo foi conhecer os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre EA. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com alunos de 2 turmas do 6º ano. Foi aplicado um questionário com 7 questões objetivas e 1 questão discursiva. As respostas foram analisadas quanto à frequência e categorias. Os alunos possuíam conhecimentos sobre EA, mas demonstravam dificuldade em falar do tema e de entendimento. O trabalho mostrou a importância de se trabalhar essa temática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARD, E. et al. Educação Ambiental, conceitos, histórico, concepções e comentários à lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99). Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA: Dissertação de mestrado em Direito Ambiental (org. Eid Badr). Manaus: Editora Valer, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, A.L. et al. Agenda Ambiental Escolar, 2009. Disponível em:<https://semed.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2010/10/Revisada-18-de-maio-de-2009.pdf>. Acesso em: 01 de junho de 2020.

BARBOSA, G.S. Olhares sobre a Educação Ambiental na escola: as práticas e as estratégias educativas de implementação. Educação em foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p.71-93, 2010.

BRAGA, A.R. Meio ambiente e educação: uma dupla de futuro. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília, DF, 1997. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf>. Acesso em 30 de março de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. DF, 2016. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. Acesso em 15 de dezembro de 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. Acesso em 15 de dezembro de 2019.

CAMBOIM, J.F.F.; BARBOSA, A.G. Estratégias de Educação Ambiental por meio da atuação da COM-VIDA: vivências em uma escola do Recife-PE. HOLOS, v. 1, p.124-136, 2012.

CARLOMAGNO, M.C.; ROCHA, L.C. da. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, p.173-188, 2016.

CARNEIRO, B.S.; OLIVEIRA, M.A.S.; MOREIRA, R.F. Educação Ambiental na escola pública. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 1. p.25-36, 2016.

CAVALCANTE, M.B. Percepção ambiental sobre os resíduos sólidos: relato de experiência na educação básica. In: EL-DEIR, S.G.; AGUIAR, W.J. de; PINHEIRO, S.M.G. (orgs.). Educação Ambiental na gestão de resíduos sólidos. Recife: EDUFRPE, 2016.

CAVALCANTI NETO, A.L.G.; AMARAL, E.M.R. do. Ensino de ciências e Educação Ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p.129-144, 2011.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.

DIAS-DA-SILVA, C.D.; SANTOS, D.B. Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente e a Educação Ambiental. UNISANTA Bioscience, v. 8, n. 2, p.173-184, 2019.

ECKERT, N.O.S et al. Percepção ambiental de estudantes da zona rural sobre a Reserva Biológica de Santa Isabel, Pirambu (SE). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 12, n. 1, p.43-57, 2017.

FERREIRA, A.T. dos S.; RODRIGUES, E.C.V.; LIMA, E.M. de. Educação Ambiental e alimentar a curto prazo através do ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 3, p.218-240, 2018.

FRANÇA, P.A.R. de; GUIMARÃES, M. da G.V. A Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Manaus (AM): um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. REMOA, v. 14, n. 2, p.3128-3138, 2014.

FURTADO, J.C. de A.; MARTIN, A.M.C.B. Educação Ambiental em escolas públicas de Santa Inês (MA): mobilizando e criando. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p.108-116, 2016.

GIESTA, L.C. Cartilha de Gestão Ambiental. 2009. Disponível em: <http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/241/Cartilha%20Gest%C3%A3o%20Ambiental.pdf>. Acesso em: 01 de junho de 2020.

GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.3, p.20-29, 1995.

LAYRARGUES, P.P.; LIMA, G.F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p.23-40, 2014.

MACEDO, R.L.G.; FREITAS, M.R. de; VENTURIN, N. Educação Ambiental: referenciais teóricos e práticos para a formação de educadores ambientais. Lavras: UFLA, 2011.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia Científica: ciência e conhecimento científico; métodos científicos; teoria, hipóteses e variáveis; metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2009.

MEDEIROS, A.B. de; MENDONÇA, M.J. da S. L.; SOUSA, G.L. de; OLIVEIRA, I.P. de. A Importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p.1-17, 2011.

MELO, M.G. de. Educação Ambiental na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9734>. Acesso em: 14 de dezembro de 2019.

MIRAS, M. O ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C. (org.). O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

MULINE, L.S.; CAMPOS, C.R.P. Uma sequência didática para trabalhar a Educação Ambiental crítica com alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Revista Práxis, v. 8, n. 16, p.105-114, 2016.

NASCIMENTO, A.T.B. da S.; SANTOS, I.F.; NUNES, J.R.V. Oficinas educativas/reflexivas e a interface com saúde e o meio ambiente. Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 1, p.134-144, 2019.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

PINHEIRO, R.F.; ROCHA, M.B. Contribuição de uma sequência didática no ensino de ciências para combate ao Aedes aegypti. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 3, p.186-201, 2018.

REIGOTA, M. Desafios à Educação Ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2009.

ROSS, A.; BECKER, E.L.S. Educação Ambiental e sustentabilidade. Revista

Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 5, n. 5, p.857-866, 2012.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.

SECO, M.A. de O.; SEKINE, E.S. Educação Ambiental. Cuiabá: EduUFMT, 2009.

SOUZA, J.C. de; CASTRO, J.D.B.; ROSA, I.R. Educação Ambiental na escola. In: Joana D’arc Bardella Castro (org.). Anápolis, desafios ambientais. Anápolis-GO: Editora UEG, 2016.

TEIXEIRA, A. C. Educação Ambiental: caminho para a sustentabilidade. Revista brasileira de Educação Ambiental, n. 2, p. 23-32, 2007.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

Silva, A. P. de A., & Sovierzoski, H. H. (2022). Conhecimentos prévios de Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 390–404. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12484

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-08-01
Aceito: 2021-10-14
Publicado: 2022-02-01