Proposta de Jogo Educativo para Educação Ambiental no Ensino Básico

Autores

  • Francisco Giovani Souza Laércio Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR
  • Leticia Rodrigues Fonseca Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR https://orcid.org/0000-0002-3528-2090

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12422

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Básico, Jogo Educativo Ambiental

Resumo

Propor uma ferramenta pedagógica para a Educação Ambiental (EA) no Ensino Básico foi o objetivo do presente estudo. Para isso, desenvolveu-se um jogo educativo digital no formato de um quiz, submetido para o uso de alunos do Ensino Fundamental II de uma Instituição de Educação Básica Pública do Estado de São Paulo. Após a aplicação do jogo em duas etapas, evidenciou-se uma melhoria no desempenho dos alunos, pois por meio da avaliação dos erros e acertos foi possível aprender, principalmente, quando o jogo e o professor apresentavam as justificativas para as questões incorretas e corretas. Constatou-se que os alunos visualizam os jogos como ferramentas que promovem a aprendizagem significativa e ativa.

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Biografia do Autor

Leticia Rodrigues Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

Professora Doutora da Pós Graduação - Mestrado Profissional em Sustentabilidade de Recursos Hídricos.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Laércio, F. G. S., & Fonseca, L. R. (2022). Proposta de Jogo Educativo para Educação Ambiental no Ensino Básico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 09–27. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12422

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-07-14
Aceito: 2021-10-04
Publicado: 2022-02-01