Educação Ambiental e Gases do Efeito Estufa (GEE): uma abordagem do papel do metano para Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12400

Palavras-chave:

Efeito estufa, Ação antrópica, Fontes de metano, Educação Ambiental

Resumo

O efeito estufa natural é um dos fatores mais importantes para manter a Terra quente, pois impede que parte do calor do planeta escape para o espaço. Contudo, o excesso de gases causa o aquecimento global e a Educação Ambiental pode reverter este cenário através da sensibilização, possibilitando a transformação de comportamento e redução dos impactos ambientais. Este trabalho, a partir de revisão bibliográfica, visa contribuir com a articulação e inserção da temática no ensino de ciências, sobretudo nos níveis médio e fundamental. Para isso, é feita uma abordagem da perspectiva da química ambiental discutindo conceitos acerca do metano, sua química, suas fontes e função como gás de efeito estufa, assim como, o efeito sobre a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARESTA, M.; DIBENEDETTO, A. The Atmosphere, the Natural Cycles, and the “Greenhouse Effect”. In: The Carbon Dioxide Revolution. Springer, Cham., 2021.

ARI, I.; ŞENTÜRK, H. The relationship between GDP and methane emissions from solid waste: A panel data analysis for the G7. Sustainable Production and Consumption, v. 23, p. 282-290, 2020.

ARTAXO, P. Mudanças climáticas e o Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 103, p. 8-12, 2014.

BARTHOLOMEU, B.D.; PÉRA, T.G.; CAIXETA-FILHO, J.V. Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas. Journal of Transport Literature, v. 10, n. 3, 2016.

BERRILL, P.; GILLINGHAM, K.T.; HERTWICH, E.G. Drivers of change in US residential energy consumption and greenhouse gas emissions, 1990–2015. Environmental Research Letters, v. 16, n. 3, p. 030445, 2021.

BONATO, S.; SCHWANTZ, P.I.; PRESTES, M.M.B.; BOHRER, R.E.G.; LARA, D.M. administração pública no âmbito da gestão de resíduos sólidos: um diagnóstico no município de Soledade/RS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. 11, n. 1, 2021.

BRASIL. Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o marco legal do saneamento básico e dá outras providências. Diário Oficial da União 2020; 16 jul. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.026-de-15-de-julho-de-2020-267035421>. Acesso em: 22 maio 2021.

CAICEDO-CONCHA, D.M. et al. The potential of methane production using aged landfill waste in developing countries: A case of study in Colombia. Cogent Engineering, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2019.

CARDOSO, F.C.I.; CARDOSO, J.C. O problema do lixo e algumas perspectivas para redução de impactos. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 68, n. 4, p. 25-29, 2016.

CASTRO, Belmiro Mendes et al. O mar de amanhã, com as mudanças climáticas de hoje. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 40-42, 2010.

COSTA, A.N.; DOMINGUES, E.G.; MEDEIROS, P.; STACH, A.H.M. Análise de Risco do Aproveitamento Energético do Biogás de Aterros Sanitários para a Geração de Eletricidade. Revista Tecnia, v. 1, n. 2, p. 111-127, 2016.

EPA. Greenhouse gas emissions: nitrous oxide emissions. 2020. Disponível em: <https://www.epa.gov/ghgemissions/overview-greenhouse-gases#nitrous-oxide>. Acesso em: 22 maio 2021.

EPA. Greenhouse gas emissions: methane. 2021. Disponível em: <https://www.epa.gov/ghgemissions/overview-greenhouse-gases#methane>. Acesso em: 22 maio 2021.

FAO. Agriculture, Forestry and Other Land Use Emissions by Sources and Removals by Sinks. 89 p. Climate, Energy and Tenure Division, FAO, 2014. Disponível em: <http://www.fao.org/3/i3671e/i3671e.pdf>. Acesso em: 23 maio 2021.

FILIPPIDOU, E. C.; KOUKOULIATA, A. Ozone effects respiratory system. Progress in Health Sciences, v. 1, n. 2, 2011.

HEGERL, G. C. et al. Understanding and attributing climate change. In: SOLOMON S. et al., eds. Climate change 2007: the physical science basis. Contribution of the Working Group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge, UK and New York: Cambridge University Press. p. 663-746, 2007.

IPCC. Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. S. Solomon, D. Qin, M. Manning, Z. Chen, M. Marquis, K.B. Averyt, M. Tignor and H.L. Miller (eds.). Cambridge University Press. Cambridge, United Kingdom 996 pp., 2007. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar4/syr/>. Acesso em: 23 maio 2021.

IPCC. Climate 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Stocker, T. F., D. Qin, G.-K. Plattner, M. Tignor, S. K. Allen, J. Boschung, A. Nauels, Y. Xia, V. Bex and P. M. Midgley (eds.). Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 1585 pp., 2013. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar5/wg1/>. Acesso em: 23 maio 2021.

IPCC. Climate Change 2014: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Edenhofer, O., R. et al. (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 2014. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar5/wg3/>. Acesso em 25 maio 2021.

JANARDANAN, R. et al. Country-Scale Analysis of Methane Emissions with a High-Resolution Inverse Model Using GOSAT and Surface Observations. Remote Sensing, v. 12, n. 3, p. 375, 2020.

LACERDA, F.; NOBRE, P. Aquecimento global: conceituação e repercussões sobre o Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 03, p. 14-17, 2010.

LIMA, A.K.C.; BERSTEIN, A.; VALLE, T.F. Aproveitamento energético do biogás a partir de resíduos sólidos. Revista Educação Pública, v. 16, p. 1-8, 2014.

LIOTTI, L.C.; CAMPOS, M.A.T. Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, p. 19–36, 2021.

LINS, N. da S.; FERNANDES, N. N. B. Análise da práxis pedagógica de Educação Ambiental nas disciplinas Ciências e Geografia, modalidade EJA. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 126-141, 2021.

LOPES, T. da S.; ABÍLIO, F. J. P. Educação Ambiental Crítica: (re)pensar a formação inicial de professores/as. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 38-58, 2021.

LYON, D. R. et al. Concurrent variation in oil and gas methane emissions and oil price during the COVID-19 pandemic. Atmospheric Chemistry and Physics, v. 21, p. 6605–6626, 2021.

MCGREGOR, A.; RICKARDS, L.; HOUSTON, D.; GOODMAN, M.K.; BOJOVIC, M. The Biopolitics of Cattle Methane Emissions Reduction: Governing Life in a Time of Climate Change. Antipode, fev. 2021.

ONU Notícia. Cut methane emissions to avert global temperature rise, UN-backed study urges. 2021. Disponível em: <https://unece.org/challenge>. Acesso em: 23 maio 2021.

PEDREIRA, M. dos S. et al. Methane emissions and estimates of ruminal fermentation parameters in beef cattle fed different dietary concentrate levels. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 42, n. 8, p. 592- 598, 2013.

PHAND, S.; PANKAJ, P.K. Climate-Resilient Livestock Farming to Ensure Food and Nutritional Security. In: Hebsale Mallappa V.K., Shirur M. (eds) Climate Change and Resilient Food Systems. Springer, Singapore, 2021.

PROCÓPIO, J.C.; VALE, K.C.; COSTA, F.J.; BARROS, C.F.A. A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas práticas educacionais de uma escola de ensino fundamental em Contagem (MG). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 301–315, 2021.

PUROHIT, P.; HÖGLUND-ISAKSSON, L. Global emissions of fluorinated greenhouse gases 2005–2050 with abatement potentials and costs. Atmospheric Chemistry and Physics, v. 17, p. 2795–2816, 2017.

RESENDE, L. O.; MÜLLER, M. D.; KOHMANN, M. M. et al. Silvopastoral management of beef cattle production for neutralizing the environmental impact of enteric methane emission. Agroforestry Systems, v. 94, p. 893–903, 2020.

RIBEIRO, M.T.; MALVESTIO, A.C. O ensino da temática ambiental nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 347-361, 2021.

RICE, M.B.; THURSTON, G.D.; BALMES, J.R.; PINKERTON, K.E. Climate change. A global threat to cardiopulmonary health. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, v. 189, n. 5, p. 512–519, 2014.

ROMANAK, K.; FRIDAHL, M.; DIXON, T. Attitudes on Carbon Capture and Storage (CCS) as a Mitigation Technology within the UNFCCC. Energies, v. 14, n. 3, p. 629, 2021.

SANTOS, J.A.; FERREIRA FILHO, J.B.S. Substituição de combustíveis fósseis por etanol e biodiesel no Brasil e seus impactos econômicos: uma avaliação do plano nacional de energia 2030. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 47, n. 3, p. 185-216, 2020.

SCHWAAB, K. et al. Fluorinated Greenhouse Gases in Products and Processes: An Evaluation of Technical Measures to Reduce Greenhouse Gas Emissions. 2005. Diponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.117.1965&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em 22 maio 2021.

SCHWANTZ, P.I.; ROTH, J.C.G.; SANTOS, E.F.; LARA, D.M. Reciclagem de resíduos oleosos: ação de sensibilização ambiental com alternativas de reciclagem pela produção artesanal de sabão. Revista Estudo & Debate, v. 26, n. 1, 2019.

SEEG. Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa. Emissões de GEE no Brasil e suas implicações para políticas públicas e a contribuição brasileira para o Acordo de Paris. Documento de Análise. Observatório do Clima. 51p. 2018.

SOUSA, A. C. A. O que esperar do novo marco do saneamento? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 12, dez 2020.

UNECE. Methane management: the challenge. 2020. Disponível em: https://unece.org/challenge. Acesso em: 22 maio 2021.

UNEP. Global Methane Assessment: Benefits and Costs of Mitigating Methane Emissions. 2021. Disponível em: <https://www.unep.org/resources/report/global-methane-assessment-benefits-and-costs-mitigating-methane-emissions>. Acesso em: 23 maio 2021.

VAN DINGENEN, R.; CRIPPA, M.; JANSSENS-MAENHOUT, G.; GUIZZARDI, D.; DENTENER, F. Global trends of methane emissions and their impacts on ozone concentrations. EUR 29394 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2018.

ZACH, C.; BLACKSTONE, N.T. Identifying the links between consumer food waste, nutrition, and environmental sustainability: a narrative review. Nutrition Reviews, v. 79, n. 3, p. 301–314, 2021.

ZHANG, J.; WEI, Y.; FANG, Z. Ozone Pollution: A Major Health Hazard Worldwide. Frontiers in Immunology, v. 10, p. 2518, 2019.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

Richter, M. F., Lara, D. M. de, & Andreazza, R. de C. L. (2021). Educação Ambiental e Gases do Efeito Estufa (GEE): uma abordagem do papel do metano para Educação Básica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(5), 431–445. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12400

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-07-08
Aceito: 2021-07-21
Publicado: 2021-10-01