Environmental Education Project “Grupo Ecológico Conservadores da Terra”: evaluation in light of indicators

Authors

  • Marcela Silva Brandão Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jequié https://orcid.org/0000-0001-8942-1861
  • Valdirene Santos Rocha Sousa Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jequié
  • Rita de Cássia Souza de Queiroz Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jequié

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12396

Keywords:

Solid Waste, selective collect, ANPPEA Indicators.

Abstract

Environmental education projects can modify the socio-environmental reality positively of different spaces and communities. The study aimed to carry out an evaluation of the Earth Conservatives Ecological Group project, in an elementary school of the municipal public education system. Through a survey of the literature on the subject, we used document analysis, participatory observation and experience report, questionnaires and application of the matrix of indicators. The evaluation process pointed to: the importance of the project towards the realization of Environmental Education in the school space and the need for continuity and expansion of Environmental Education actions at school.

Author Biographies

  • Valdirene Santos Rocha Sousa, Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jequié

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Jequié. Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2006). Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010), com foco na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional/Local. Líder do Grupo de Pesquisa Território, Educação e Sustentabilidade - TESSER/IFBA/Jequié. Membro titular do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável de Jequié/BA. Atuou como bolsista do Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural - RIMISP. Atuou como Coordenadora de Núcleo do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial - NEDET/Cnpq/TMRC. Atuou como
    Coordenadora de Extensão e Relações Comunitárias do IFBA-Jequié. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE/IFBA, atualmente membro

  • Rita de Cássia Souza de Queiroz, Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jequié

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (2005), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2008) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (2017). Docente e pesquisadorano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus Jequié. É membro do grupo de pesquisa "Território, Educação e Sustentabilidade (TESSER) - IFBA/Jequié" e, do grupo de pesquisa "Bioenergia e Meio ambiente (BioMa) - UESC", ambos são certificado pelo CNPq. Possui experiência em Ciência e Tecnologia deAlimentos, com ênfase em Controle de Qualidade; em Ciências ambientais, com ênfase em Ecologia Industrial, sob a perspectiva do Pensamento do Ciclo de Vida, Produção mais Limpa, Economia Circular, Biorremediação, tratamento de efluentes de laticínios com macrófitas aquáticas, Ecodesign e gestão de recursos hídricos com ênfase em captação de água da chuva. Atualmente é coordena e docente da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Educação Ambiental no IFBA/Jequié e membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) -Jequié.

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Published

2022-08-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

BRANDÃO, Marcela Silva; SOUSA, Valdirene Santos Rocha; QUEIROZ, Rita de Cássia Souza de. Environmental Education Project “Grupo Ecológico Conservadores da Terra”: evaluation in light of indicators. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 331–350, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12396. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12396. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2021-07-06
Accepted 2022-05-31
Published 2022-08-01