A prática pedagógica da Educação Ambiental crítica no ensino a distância

Autores

  • Leandro Costa Fávaro Universidade Federal do Rio Grande
  • Letícia Rodrigues da Fonseca Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12281

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica e Transformadora, Ensino Superior, Modalidade a Distância

Resumo

Este estudo buscou, como objetivo geral, descrever o desenvolvimento de um curso de extensão que buscou atender aos propósitos da Educação Ambiental, segundo uma perspectiva crítica, em relação à sensibilização acerca da importância da preservação dos recursos hídricos. Para isso, esta pesquisa do tipo aplicada fez uso da metodologia Arco de Maguerez, dos princípios teóricos que norteiam esta perspectiva e de recursos tecnológicos. Participaram deste curso 567 estudantes de graduação da modalidade a distância de uma Universidade localizada na região Sul de Minas Gerais. Ao final, obteve-se evidências acerca de possíveis mudanças comportamentais desencadeadas após a efetivação do curso.

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Biografia do Autor

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com pós-graduação lato sensu em Educação Matemática, Psicopedagogia Institucional e Clínica , Gestão / Administração e Supervisão Escolar, e graduação em Matemática. Exerceu a Docência, Supervisão, Coordenação Pedagógica e gestão da educação, perpassando por todos os níveis e modalidades de ensino, tanto na rede Pública quanto na Privada. Atualmente é coordenador pedagógico do ensino médio. Desenvolve pesquisas com foco nas seguintes temáticas: educação ambiental, educação a distância e marxismo.

Letícia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde - UninCor

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Luis Fernando Minasi , Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (UFRGS-1971), Graduação em Pedagogia - Habilitação em Admnistração Escolar Universidade de Passo Fundo (UPF-1979), Mestrado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP-1997) e Doutorado em Educação (UFRGS-2008). Atualmente é representante dos docentes da FURG no Conselho Municipal de Educação do Município do Rio Grande, Membro da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande, ProfessorTitular na área da Sociologia da Educação no Instituto de Educação da FURG, atuando como professor pesquisador desta Instituição de Ensino no Programa de Pós -Graduação em Educação Ambientla na linha de Pesquisa: "Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores". Coordenador do Grupo de Estudos Pão, Manteiga e Marx - Café de Sábado. - Lider do Grupo de Pesquisa e Estudos Marxista. Possui experiência na área de Educação, Educação Ambiental, Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais, com ênfase no Método Materialista Dialético.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Fávaro, L. C., Fonseca, L. R. da, & Minasi , L. F. (2022). A prática pedagógica da Educação Ambiental crítica no ensino a distância. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 369–389. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12281

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-06-09
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01