A Educação Ambiental no estudo do descarte incorreto de medicamentos

Autores

  • Talita Cristina de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP
  • Bruna Rafaela da Silva Januário Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP
  • Amanda Regina de Souza Candido Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP
  • Cristina Oliveira Maia Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12271

Palavras-chave:

Descarte de medicamento; Educação Ambiental; Cartilha Educativa.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida na graduação a partir de um projeto final da disciplina de Educação Ambiental, com objetivo de identificar legislações e ações em vigor que norteiam o descarte dos medicamentos. Investigamos o processo de coleta e destinação final dos medicamentos em uma cidade no interior de MG. Visitamos possíveis pontos de coleta na cidade e observamos a não realização de coleta por farmácias locais. Verificamos que a legislação nacional mais recente não inclui todas as situações de descarte. Identificamos ações nacionais não governamentais e ações locais com desenvolvimento de pesquisas e incentivo ao descarte correto de medicamentos. A partir de nossos resultados, elaboramos uma cartilha educativa sobre desfazimento correto de fármacos.

Biografia do Autor

  • Cristina Oliveira Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

    Depto Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Setor de Ensino de Ciências.

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Publicado

01-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Talita Cristina de; JANUÁRIO, Bruna Rafaela da Silva; CANDIDO, Amanda Regina de Souza; MAIA, Cristina Oliveira. A Educação Ambiental no estudo do descarte incorreto de medicamentos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 4, p. 303–317, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12271. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12271. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-06-07
Aprovado 2022-05-31
Publicado 2022-08-01