Levantamento bibliográfico: Educação Ambiental sob a perspectiva dos docentes do ensino médio

Autores

  • Luan Daniel Silva Ferreira Universidade da Amazônia/UNAMA
  • Rosecelia Moreira da Silva Castro Universidade da Amazônia/UNAMA/PPGC. https://orcid.org/0000-0001-8382-8636

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12065

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Problemas, Sociedade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os trabalhos realizados sobre a perspectiva dos docentes em relação ao tema Educação Ambiental (EA), no âmbito do Ensino Médio. Foram analisados 17 trabalhos, através de um levantamento bibliográfico. Foram utilizadas as palavras-chaves Educação Ambiental no Ensino Médio, Práticas de Educação Ambiental no Ensino Médio e Interdisciplinaridade e transversalidade no Ensino Médio, como critério de busca dos trabalhos. Os trabalhos selecionados foram divididos em três eixos temáticos. Observou-se que, na maioria dos trabalhos analisados, o docente ao sensibilizar os discentes, despertou interesses antes não existentes, como o de conversação e preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, B. F. C.; SUANNO, J. H. A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: Uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34. n. 2, p. 42-56, 2017.

ASSIS, A. R. S. Discussão crítica sobre a educação ambiental e o ensino de biologia para a prática social. Revista Eletrônica do Curso de Geografia, Goiais:Jataí, n.l 21, 2013.

CARNEIRO, B. S.; OLIVEIRA, M. A. S.; MOREIRA, R. F. Educação ambiental na escola pública. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 25-36, 2016.

COSTA, P. R. Educação Ambiental no Ensino Médio: Uma análise prática docente em uma escola estadual de Belém -PA. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano - Universidade da Amazônia, Belém, 2011.

CRESWELL, J. W. Projetos de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIAS, A. A. S.; DE OLIVEIRA DIAS, M. A. Educação ambiental. Revista de Direitos Difusos, v. 68, n. 1, p. 161-178, 2017.

FERNANDES JULIÃO, E.; BEIRAL, H. J. V.; FERRARI, G. M. As políticas de educação de jovens e adultos na atualidade como desdobramento da constituição e da ldb. Poiésis, v. 11, n. 19, 2017.

FERREIRA, M. G.; BESEN, B. L.; DA SILVA UBINSKI, J. A.; STRIEDER, D. M. Análise sobre educação ambiental abordada em artigos de divulgação científica. Revista Brasileira de Iniciação Cientifica, v. 5, n. 4, p. 3-17, 2018.

FIGUEIRÓ, P. S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: proposta de uma estrutura analítica. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FONSECA, M. J. C. F. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA). Brasil. Educ. Pesqui., [s.l.], v. 33, n. 1, p.63-79, abr. 2007.

FONSECA, V. L. B. et al. Educação Ambiental no Ensino Médio: Mito ou realidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 15, 2005.

GARCIA, R.; CARVALHO, V.; CARNEIRO, W. Prática de Educação Ambiental no Ensino Médio: O uso e destilação de fermentado de caldo de cana de açúcar como ferramenta didática para a Educação Básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n.2, 2019.

JUNIOR, A. P.; CAMPOS, R. A. S. Análise comparativa das práticas ambientais utilizadas no ensino da Educação Ambiental em escolas públicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 364-396, 2018.

LEITE, R. F.; RODRIGUES, M. A. Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, 2011.

LIMA, M. S. Práticas pedagógicas em educação ambiental: abordagens interdisciplinares. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49689-49697, 2020.

LIMA, R. A.; BRAGA, A. G. S. A relação da Educação Ambiental com as aulas de campo e o conteúdo de biologia no ensino médio. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET, v. 18, n. 4, p.1345-1350, 2014.

LOPES. H. M. F. Ações de transdisciplinaridade em Educação Ambiental na Escola São Sebastião. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2014.

LUCATTO, L. G.; TALAMONI, J. L. B. A construção coletiva Interdisciplinar em Educação Ambiental no Ensino Médio: A microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A.Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNA, S. V. de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUCSP, 1999, p. 8.

MENDES, R.; VAZ, A. Educação Ambiental no Ensino Formal: Narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p.395-411, 2009.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 3.ed., p. 167, 2005.

PANZERI, C. G.; COMPIANI, M.; ALBERTO JR, L. Pensando a educação ambiental sob o enfoque didático de natureza socioconstrutivista: contribuições do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, SP, Brasil, v. 5, n. 1, p. 141-169, 2010.

PINHO, C. R. O. Educação Ambiental no âmbito escolar: Práticas e desafios sob o olhar docente. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

POZZEBON, B. C. et al. Educação Ambiental no Ensino Médio: Preservação, conscientização e busca pelo conhecimento. Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 15, n.28, p.64-76, 2018.

SANTOS, G. M.; PRADO, G. M.; TEIXEIRA, M. C. Educação ambiental em escolas no entorno do parque estadual de Itaúnas-RS. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 3, novembro 2017.

SILVA, E. C. R.; FONSECA, A. B. Hortas em escolas urbanas, complexidade e transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 3, 2011.

SILVA, E. et al. Avaliação do saber ambiental de professores do ensino público do município de São Bento, Paraíba. Scientia Plena, v. 11, n. 9, 2015.

SOUSA, G. C. A prática docente na Educação Ambiental: Uma análise da ação educativa dos professores de ciências da rede municipal de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

TAVARES. A. C. C. Diagnóstico sobre a prática de Educação Ambiental no Ensino Médio na escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva no Município Xanxerê - SC. Monografia (Graduação em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

UNESCO. Educação Ambiental: as grandes orientações da Conferência de Tbilisi. Brasília, DF: IBAMA, 1997.

VERDELONE, T. H.; CAMPBELL, G.; ALEXANDRINO, C. R. Trabalhando educação ambiental com turmas do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 4675-4687, 2019.

VIANA, T. M. A. et al. Práticas de Educação Ambiental considerando os artigos da constituição federal: Uma análise em uma escola do Ensino Médio em São Luís - MA, Brasil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, V. 6, n. 8, p. 62293-62300, 2020.

VIEGAS, P. L.; NEIMAN, Z. A prática de Educação Ambiental no âmbito do ensino formal: Estudos publicados em revistas acadêmicas brasileiras. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 10, n. 2, p. 45-62, 2005.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

Ferreira, L. D. S., & Castro, R. M. da S. (2021). Levantamento bibliográfico: Educação Ambiental sob a perspectiva dos docentes do ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 52–68. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12065

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-04-29
Aceito: 2021-09-30
Publicado: 2021-12-01

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.