Projeto de aprendizagem: o conhecimento dos vegetais na formação técnica em meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12051

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Plantas, Sustentabilidade, Propostas Didátoca

Resumo

As questões ambientais estão diretamente relacionadas ao entendimento quanto à composição dos ecossistemas e suas interações. A diversidade dos componentes reflete a riqueza em recursos naturais e sua relevância para os ciclos biológicos de determinada região. Neste cenário os vegetais contribuem nos equilíbrios e manutenção do meio ambiente sendo de extrema relevância compreender suas características e funcionamento. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo proporcionar um material instrucional em forma de produto educacional para alunos de Meio Ambiente (MA) resultante de um projeto de aprendizagem desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas. A docente apresenta neste artigo parte de seus resultados avaliando e disponibilizando materiais didáticos construídos a partir da realidade observada nos documentos e diagnósticos realizados com alunos em formação do curso Técnico em Meio Ambiente (MA). Mediante a análise dos dados, foi elaborado um material didático na forma de produto educacional, com direcionamento para professores e alunos no formato de um manual, jogo de tabuleiro e site, com práticas que permitem o desenvolvimento de competências botânicas em vários espaços formais e não formais.

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Biografia do Autor

Lana de Matos Albuquerque, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Professora Mestra em Ensino Tecnológico - área de recursos para o Ensino técnico e tecnológico.

Alessandra de Araújo Rodrigues, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Acadêmica do curso de Biologia do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e Bolsista de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia – INPA.

Lucilene da Silva Paes, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Professora Drª em Botânica – docente do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Jean Dalmo de Oliveira Marques, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Professor Drª – docente do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Albuquerque, L. de M., Rodrigues, A. de A., Paes, L. da S., & Marques, J. D. de O. (2022). Projeto de aprendizagem: o conhecimento dos vegetais na formação técnica em meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 9–24. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12051

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-04-25
Aceito: 2022-01-14
Publicado: 2022-04-01

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