Coleções zoológicas didáticas: uma ferramenta para a conservação da biodiversidade costeira

Autores

  • Marcio Camargo Araujo João UNESP - Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista (IB/CLP) https://orcid.org/0000-0002-6157-5030
  • Helton Souza de Sá Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru. https://orcid.org/0000-0003-0806-8176
  • Graziela Alexandre Souza Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista. https://orcid.org/0000-0003-1945-8268
  • Otto Bismarck Fazzano Gadig Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista. https://orcid.org/0000-0002-8109-5085
  • Marcelo Antônio Amaro Pinheiro Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista. https://orcid.org/0000-0003-0758-5526
  • Ana Carolina Biscalquini Talamoni Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Campus do Litoral Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12035

Palavras-chave:

Baixada Santista, Biodiversidade Marinha, Educação Ambiental Emancipatória, Ensino de Zoologia

Resumo

As Coleções Zoológicas Didáticas (CZD), quando contextualizadas, podem potencializar o ensino de zoologia e auxiliar os processos relativos à preservação e conservação das espécies. Este estudo relata uma experiência de Projeto de Ensino que, visando contribuir para ações de Educação Ambiental e o ensino e aprendizagem de zoologia, criou e implementou uma CZD em Escola Técnica do Município de São Vicente (SP). O material reuniu 30 espécies representativas da biodiversidade costeira do Litoral Centro de São Paulo, com potencial interdicisplinaridade a ser trabalhada nas aulas de ciências e biologia. Para implementar a CZD, foi oferecido um curso aos docentes da escola, além de material de apoio ao uso dessa coleção.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

João, M. C. A., Sá, H. S. de, Souza, G. A., Gadig, O. B. F., Pinheiro, M. A. A., & Talamoni, A. C. B. (2022). Coleções zoológicas didáticas: uma ferramenta para a conservação da biodiversidade costeira. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 229–246. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12035

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-04-20
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01