Projeto Jovens Guardas na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA): papel socioambiental das atividades exercidas à luz da Educação Ambiental crítica

Autores

  • Maiara Pereira Barreto Fundação Oswaldo Cruz. https://orcid.org/0000-0001-5037-683X
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11890

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, espaço não-formal de ensino, protagonismo juvenil

Resumo

A Educação Ambiental (EA) em espaços não-formais de ensino, à medida que ultrapassam os muros da escola e, integrados aos espaços formais de ensino, buscam atender melhor as demandas socioambientais locais. Analisamos as atividades e percepções dos participantes do “Projeto Jovens Guardas”, na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), que proporciona aos participantes experiências ligadas à conservação do seu território. Os resultados sugerem influências positivas do projeto nos alunos. Porém, a partir de uma leitura crítica da EA, as atividades do projeto se distanciam de um discurso sobre conflitos sociais, históricos e políticos do território destes alunos. Os resultados contribuem para a reflexão sobre o protagonismo juvenil e suas relações com o seu ambiente.

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Biografia do Autor

Maiara Pereira Barreto, Fundação Oswaldo Cruz.

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS – LITEB – IOC/FIOCRUZ.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS – LITEB – IOC/FIOCRUZ; Departamento de Ensino de Ciências e Biologia – DECB/UERJ.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Barreto, M. P., & Meirelles, R. M. S. de. (2022). Projeto Jovens Guardas na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA): papel socioambiental das atividades exercidas à luz da Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 448–457. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11890

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-03-17
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01