Estudo sobre as mudanças climáticas nos últimos anos da educação básica em Jaboticabal (SP)

Autores

  • Fernanda de Freitas Borges Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani
  • Fernando Antonio Bataghin Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani
  • Tiffani Velasco de Oliveira Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11710

Palavras-chave:

Educação Básica, Mudanças Climáticas, Sensibilização Ambiental.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos alunos dos últimos anos da educação básica, no município de Jaboticabal (São Paulo), sobre as mudanças climáticas. O estudo revelou que mais da metade dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, possuem conhecimento sobre o aquecimento global; acreditam que o desmatamento pode contribuir para as mudanças climáticas; que o efeito estufa pode ser aumentado pelas ações do homem; que é importante debater a problemática no cenário atual e que a população pode contribuir a favor do clima. No entanto, ambos os grupos desconhecem os ODS e avaliam como regular a abordagem do tema na escola. Portanto, concluiu-se que o ambiente escolar tem um papel fundamental na formação de alunos conscientes e abordar esta problemática é de suma importância para a formação dos cidadãos sobre as questões ambientais, as quais suas ações poderão influenciar nas condições de vida no planeta.

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Borges, F. de F., Bataghin, F. A., & Oliveira, T. V. de. (2021). Estudo sobre as mudanças climáticas nos últimos anos da educação básica em Jaboticabal (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 60–79. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11710

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2021-02-02
Aceito em 2021-05-07
Publicado em 2021-08-01