A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11612

Palavras-chave:

Percepção ambiental;educação ambiental;escolas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes da educação do ensino médio, profissional e de instituições públicas e privadas como instrumento metodológico possível para a aplicação da Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório quali-quantitativo, baseado nas análises das respostas obtidas pela aplicação de questionários e no desenvolvimento das oficinas. Os resultados obtidos mostraram que ambos os estudantes da escola pública e privada apresentaram grande interesse pelas questões ambientais, indicando ainda uma percepção individual do meio ambiente em que vivem, além de demonstrarem consciência voltada para a necessidade de preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBA, A., GAUDIANO, E.G. Evaluación de programas de educación Ambiental. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 1997.

BONOTTO, D. M.B.; CARVALHO, M.B.S. Educação Ambiental e valores na escola: buscando espaços, investindo em novos tempos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 fev. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 03 fev. 2022.

BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 03 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília: MMA, 2005.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 07 nov. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2020.

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental- ProNEA: Documento básico. Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. 2. ed. Brasília, 2003.Disponível em: <https://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea.html>. Acesso em: 07 Nov. 2020.

CUNHA, A.S.; LEITE, E.B. Percepção Ambiental: implicações para a Educação Ambiental. Revista Digital Sinapse Ambiental, Betim, v. 1, n. 1, p. 66-79, set. 2009.

DEMOLY, K.R.A.; SANTOS, J.S.B. Aprendizagem, Educação Ambiental e escola: modos de enagir na experiência de estudantes e professores. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 21, p. 1-20, 2018.

FRAGA, L.A.G.; RIONDET-COSTA, D.R.T.; BOTEZELLI, L. Percepção ambiental de alunos de escolas municipais inseridas no bioma mata atlântica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, No3:439-456, 2021.

JACOBI, P. Educação e Meio Ambiente: um diálogo em ação. 2004. Disponível em: <https://www.anped.org.br/reunioes/27/gt22/t2211.pdf>. Acesso em: 01 fev 2022.

LAYRARGUES, PP.; LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014.

MACHADO, G. B. História da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. 2013. PRS Portal dos Resíduos Sólidos. Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/>. Acesso em: 07 nov. 2020.

MARCOMIN, F.E.; SATO, M. Percepção, paisagem e Educação Ambiental: uma investigação na região litorânea de Laguna-SC, Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.02, p. 159-186, abril-junho, 2016.

NASCIMENTO, E.K.A.; CAMACHO, R.G.V.; SOUZA, D.N.N. Análise da percepção ambiental da comunidade de Cacimba Funda (CE). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 4, p. 10-17, 2021.

POTT, C.M.; ESTRELA, C.C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados, v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017.

QUEIROZ, F.L.L. Considerações acerca do debate da Educação Ambiental presente historicamente nas conferências ambientais internacionais. Periódico Fórum Ambiental, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2016.

QUINTAS, J.S. Pensando e praticando a Educação Ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2008.

SILVA FILHO, J.N. Volume de publicações científicas sobre Educação Ambiental na base SciELO Brasil: um estudo de cienciometria. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 1, p. 207-221, 2019.

TOMAZELLO, M.G.C.; FERREIRA, T.R.C. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p.199-207, 2001.

TOZONI-REIS, M.F.C. A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios. Pesquisa em Educação Ambiental, v.2, n.2, p. 89- 107, 2007.

TOZONI-REIS, M.F.C.; CAMPOS, L.M.L. Educação Ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3, p. 145-162, 2014.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

Marques, W. R. A., Rios, D. L., & Alves, K. dos S. (2022). A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 527–545. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11612

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-12-30
Aceito: 2022-02-23
Publicado: 2022-04-01