Hortas em espaços urbanos como ferramenta de Educação Ambiental, segurança alimentar e qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11582

Palavras-chave:

: Educação informal; Educação Formal; Hortas comunitárias; Alimentação; EA.

Resumo

A partir de textos publicados em periódicos brasileiros, procuramos identificar as tendências de pesquisas sobre hortas em espaços urbanos. A coleta de dados em duas plataformas de produção científica no recorte de tempo de 2016 a 2020 teve, como objetivo geral, identificar o panorama das publicações que abrangem o desenvolvimento de hortas em ambientes urbanos, numa relação com a Educação Ambiental (EA) e a promoção de segurança alimentar. Concluiu-se que a execução de hortas urbanas, quando aliada à EA, exerce um papel importante para a comunidade ao entorno, auxiliando os indivíduos no entendimento crítico sobre o ambiente e sobre as necessidades nutricionais e sociais da comunidade.

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Biografia do Autor

Suzete Rosana de Castro Wiziack, UFMS

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. É professora dos cursos de Licenciatura em Biologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora/pesquisadora no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências, nas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atua nas áreas e temas: Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores. Coordena os cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências, sendo gestora do Convênio com a Universidade de Matanzas. Coordena o sub projeto de biologia (INBIO) da Residência Pedagógica da UFMS.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Cereali, M., & Wiziack, S. R. de C. (2021). Hortas em espaços urbanos como ferramenta de Educação Ambiental, segurança alimentar e qualidade de vida. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 473–488. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11582

Edição

Seção

Artigos