A Educação Ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018

Autores

  • Irineu Tamaio Universidade de Brasília - UnB
  • Genilson Carlos das Chagas Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Campus São Gabriel da Cachoeira (AM)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11576

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Escassez Hídrica, Racionamento de `Água

Resumo

De janeiro de 2017 a junho de 2018, o Distrito Federal (DF) enfrentou uma escassez hídrica que provocou o racionamento no abastecimento de água e atingiu principalmente as populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. A partir desse evento climático extremo, este estudo investigou o papel da Educação Ambiental enquanto ação de política pública em períodos de escassez dos recursos hídricos. Trata-se de uma pesquisa documental, orientada pelo referencial teórico-metodológico da Educação Ambiental Crítica. A análise evidenciou que, como ação emergencial de política pública para o enfrentamento desse evento extremo no DF, a Educação Ambiental esteve associada à macrotendência político-pedagógica conservadora e pragmática.

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Biografia do Autor

Irineu Tamaio, Universidade de Brasília - UnB

Possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UnB, mestrado em Geociências - área Educação aplicada às Geociências, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília - UnB e pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - UFMT. Trabalhou como Coordenador de Educação Ambiental do WWF-Brasil e no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, elaborando as estratégias e diretrizes de política pública para a área de educação ambiental e mudanças climáticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Mudanças Climáticas; História Ambiental do Cerrado.

Genilson Carlos das Chagas, Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Campus São Gabriel da Cachoeira (AM)

Atualmente é professor EBTT de Geografia do IFAM - Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira-AM. Possui graduação em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela UnB; Especialista (pós graduado) em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN, é  Especialista (pós graduado) em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase no Sistema Prisional pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy do RN; Curso de Extensão em Gênero e Diversidade na Escola pela UnB. Foi professor efetivo de Geografia da Educação Básica da Secretaria de Educação do DF de julho de 2014 a janeiro de 2020. 

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Publicado

17-03-2021

Como Citar

Tamaio, I., & Chagas, G. C. das. (2021). A Educação Ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 409–427. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11576

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-12-17
Aceito: 2020-12-29
Publicado: 2021-03-17