Percepção ambiental e paisagismo ecológico no ensino fundamental: ferramentas importantes para promoção da Educação Ambiental no contexto escolar

Autores

  • Maria Eunice da Silva Martins Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu
  • Josiane Teresa Nicácio Rocha Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu
  • Lázaro Rodrigues Tavares Instituto Federal do Ceará, campus Tabuleiro do Norte
  • Leonardo Rafael Medeiros Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11017

Palavras-chave:

Jardim ecológico, Sustentabilidade, Pesquisa-ação, Cactáceas, Materiais reutilizados

Resumo

O paisagismo ecológico é uma prática que tem por finalidade produzir jardins sustentáveis que possibilitem a restauração harmônica de espaços de forma a não interferir no meio ambiente, sendo uma oportunidade promissora de efetivação da Educação Ambiental. Este trabalho objetivou investigar, a partir de uma pesquisa-ação, a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental I e proporcionar reflexões acerca da sustentabilidade a partir da construção coletiva e participativa de um jardim ecológico no ambiente escolar. Foram utilizadas espécies nativas e adaptadas à Caatinga, bem como foram construídos vasos e ornamentos com materiais reutilizados. As intervenções apresentaram notório êxito, evidenciado na mudança significativa da consciência das crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Maria Eunice da Silva Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Técnica em Agroecologia

Josiane Teresa Nicácio Rocha, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Técnica em Agroecologia

Lázaro Rodrigues Tavares, Instituto Federal do Ceará, campus Tabuleiro do Norte

Professor do IFCE, campus Tabuleiro do Norte.

Leonardo Rafael Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Professor do IFRN, campus Ipanguaçu

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Publicado

07-02-2021

Como Citar

Martins, M. E. da S., Rocha, J. T. N., Tavares, L. R., & Medeiros, L. R. (2021). Percepção ambiental e paisagismo ecológico no ensino fundamental: ferramentas importantes para promoção da Educação Ambiental no contexto escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 472–492. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11017

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-08-01
Aceito: 2020-10-20
Publicado: 2021-02-07

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