Educação Ambiental na introdução à química no ensino fundamental

  • Natana da Silva Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Santa Inês
  • Osiel César da Trindade Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó
  • Antonia Gomes do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São José de Ribamar
Palavras-chave: Prática docente; Percepção Ambiental; Meio Ambiente.

Resumo

A Educação Ambiental com o intuito de harmonizar os atos humanos entre sua própria espécie e com os demais seres vivos do ecossistema, objetiva a sensibilização do homem para que ele se perceba como parte integrante do Meio Ambiente. Sendo assim, objetivou-se analisar a metodologia pedagógica aplicada na abordagem da Educação Ambiental na introdução à Química na série do nono ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Ney Braga na cidade de Governador Newton Bello (MA). Adotou-se como base a pesquisa exploratória, dispondo-se a coletar dados quantitativos e qualitativos por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e discursivas. O período de observação, aliado à análise de questionários permitiu perceber que a interdisciplinaridade vem sendo trabalhada de forma eficiente na referida turma, durante a disciplina de Ciências, conforme orientada pela Lei nº. 6.938/81 e PCN’s. Onde o docente sempre procura uma maneira de relacionar os conteúdos ministrados com temáticas voltadas ao meio ambiente, assim como associa aos problemas cotidianos dos alunos.

Biografia do Autor

Natana da Silva Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Santa Inês

Pós-graduanda em Ciências e Meio Ambiente pelo IFMA/Campus Santa Inês. Graduada em Licenciatura em Química pelo IFMA/Campus Zé Doca.

Osiel César da Trindade Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI/PRODEMA); Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes); Licenciado em Ciências Biológicas (UESPI). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA Campus - Codó). 

Antonia Gomes do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São José de Ribamar

Graduada em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutoranda em Administração. 

Referências

AMOÊDO, J. B. A Educação Ambiental como processo de conscientização e compromisso social. Revista Metáfora Educacional, n. 9, p. 31-56, dez. 2010.

ANDRADE, F. T. de; MUSSE, N. S. O. Análise da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Martins – RN. In: Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 5., 2014. Anais ... S.l: Editora Realize, 2014. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_24_09_2014_19_24_35_idinscrito_123_bfc61f66adf70998ed46a00a7c211212.pdf>. Acesso em: 29 setembro de 2017.

BACCI, D. L. C.; PATACA, E. M. Educação para Água. Revista de Estudos Avançados, v. 22, n. 63, mai./ago. 2008.

BACCI, D. L.C. et al. Educando nas águas do Pijuçara – uma proposta de Educação Ambiental. Revista Cultura e Extensão USP, v. 2, p. 41-53, 2009, São Paulo.

BARIZAN, A.C.C.; DAIBEN, A.M.L.; RUIZ, S. S. As representações sociais de meio ambiente e de Educação Ambiental e as potenciais práticas pedagógicas de alunos do curso de licenciatura em Ciências biológicas da UNESP de Bauru, SP. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: Abordagens epistemológicas e metodológicas, 2., p. 1-14, 2003, São Carlos, Anais eletrônicos... São Carlos: UFSCar. Disponível em: <http://www.epea.tmp.br/epea2003_anais/pdfs/plenary/68.pdf>. Acesso em: 06 janeiro de 2018.

BAUMGRATZ, N. D. P. Educação Ambiental além dos muros da escola: uma experiência no Parque Nacional do Itatiaia. 2014. 299f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Volta Redonda, 2014.

BOFF, L. Ecologia & capitalismo: simplesmente incompatíveis. Revista Beija-flor, Curitiba, ano 4, p.8-9, out. 2009.

BRASIL. Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 05 junho de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. v. 9. Brasília, 1997. 128p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.57.

CANESIN, F. P.; SILVA, O. C. V.; LATINI, R. M. O olhar de um licenciando para o ensino de química e a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciên¬cias da Saúde e do Ambiente, v.3, n. 2, p.50-60, 2010.

CAVALHEIRO, J. S. Consciência ambiental entre alunos e professores da Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda. 2008. 51f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

CUNHA, T. S.; ZENI, A. L. B. A Representação Social de Meio Ambiente para alunos de Ciências e Biologia: subsídio para atividades em Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v.18, p. 151-162, 2007.

DACACHE, F.M. Uma proposta de Educação Ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar. 2004. 80f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FERREIRA, E. Educação Ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química / Edicarlo Ferreira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2010. 115f. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Edicarlo-Ferreira.pdf. Acesso em: 01 de outubro de 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GONÇALVES, D. Educação Ambiental: garantia de vida. Rio de Janeiro: UFF, 1989.

GUIMARÃES, Z. F. S. et al. Projetos de Educação Ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 7, n. 1, p. 67-84, 2012.

LAYRARGUES, P.P. O Cinismo da Reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a Educação Ambiental. In. LOUREIRO, C.F.B. (org.) LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S.(orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. p.185-225.

LEITE, R.F.; RODRIGUES, M.A. Educação Ambiental e Ensino de Química: o que dizem os professores. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: [s.n], 2013. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0574-1.pdf>. Acesso em: 30 setembro de 2017.

LIMA, P. G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados: Ed. UFGD, 2010.

MARCZWSKI, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola municipal rural: estudo de caso. 2006. 187f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MEDEIROS, E.A. de.; AMORIM, G.C.C. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em Revista, Sorocaba, vol.3, n.3, set.-dez. 2017, p.247-260.

MÓNICO, L; ALFERES, V; PARREIRA, P; CASTRO, P. A. A Observação Participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In: Atas - Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. v. 3, 2017. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1447/1404>. Acesso em: 6 de janeiro de 2018.

MORAIS, A. E. R. de; BARBOSA, P. T.; ALVES, L. A. Avaliação dos impactos socioambientais urbanos: o descarte incorreto dos resíduos e atividade de conscientização ambiental na cidade de Apodi – RN. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 20, n. 1, p. 295-305, jan./abr. 2016.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, v.2, p.27-35, 1995

OLIVEIRA, A.L.; OBARA, A.T.; RODRIGUES, M.A. Educação Ambiental: com-cepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 6, n.3, p.471 – 495, 2007.

PORTILHO, M. F. Profissionais do lixo: um estudo sobre engenheiros, garis e catadores. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia de Comunidades) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

RAMOS, E.S. et al. Análise da Prática em Educação Ambiental de Professores de Química. In: 1º CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. 2009. Londrina. Anais... UEL: Londrina, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274052720090622.pdf. Acesso em: 03 outubro de 2017.

REIS, H. B. C. dos. Os impactos da globalização sobre o meio ambiente: uma introdução à análise da Comunicação Social. Contemporânea, n. 4, p. 169-180, 2005.

ROCHA, M. M. de F. Turismo, Desenvolvimento Local e Sustentabilidade: Um Estudo de Caso no Município de Itatiaia – RJ. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

ROCHA, N. D.; ROCHA, J. M. da; HAMMES, L. J. Educação Ambiental transformadora: epistemologia e prática educativa. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n.2, p. 268-285, mai./ago. 2016.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. v. 13. n. 37, jan./abr., 2008.

SANTOS, M. A. P. dos; CRUZ COPETTI, A. C. C. Análise e sensibilização dos alunos de uma escola pública nas ações sobre Educação Ambiental. Revista Monografias Ambientais/UFSM, v. 14, p.18-24, 2015.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais. Ciências e Cognição. v. 13, n.3, p. 120-136, 2008.

SILVA, A. da; HAETINGER, C. Educação Ambiental no Ensino Superior – O Conhecimento a favor da qualidade de vida e da conscientização socioambiental. Revista Contexto & Saúde, v. 12, n. 23, p. 34-40, jul./dez., 2012..

SILVA, D. de S. Análise epistemológica sobre a questão ambiental na formação docente: com um olhar exploratório no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Maranhão – Campus Zé Doca. 2017. 98f. Monografia (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca, Zé Doca, 2017.

SONDA, A. K. A Importância da Educação Ambiental no Ensino de Ciências. 2011. 34 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.

TEIXEIRA, R. da S.; SOUZA, R. O. L de. Análise de materiais educativos utilizados como ferramenta para a Educação Ambiental de estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 19, n. 2, p. 1032-1037, maio/ago. 2015.

VEIGA, A.; AMORIM, É. P.; BLANCO COSSÍO, M. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: INEP, 2005.

WHITEHEAD, A. N. O conceito de Natureza. Tradução de Júlio B. Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 9.

Publicado
2021-02-04
Como Citar
Lins, N. da S., Trindade Júnior, O. C. da, & Nascimento, A. G. do. (2021). Educação Ambiental na introdução à química no ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 220-239. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10934
Seção
Artigos