Problematizando concepções de professores de ciências sobre Educação Ambiental e cidadania crítica: uma parceria entre o engenheiro ambiental e a escola

Autores

  • Paulo Sérgio Araújo da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Lucas de Jesus Soares da Cruz Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10933

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Formação de Professores; Cidadania.

Resumo

O trabalho investiga as concepções de professores sobre Educação Ambiental e de Cidadania Crítica, e as relações que estas podem estabelecer para pensar a formação do cidadão crítico. O objetivo é compreender como pensam os docentes sobre Educação Ambiental e Cidadania Socioambiental Crítica. Por meio de pesquisa qualitativa, buscou-se coletar dados descritivos de onze professores da rede municipal de ensino de Paragominas-PA a partir da utilização de questionário. Os resultados apontam que é preciso romper com algumas ideias preservacionistas, de conscientização e de comportamentos ambientais, se o professor tiver a intenção de formar para a cidadania socioambiental crítica.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Silva, P. S. A. da, & Cruz, L. de J. S. da. (2021). Problematizando concepções de professores de ciências sobre Educação Ambiental e cidadania crítica: uma parceria entre o engenheiro ambiental e a escola . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 488–500. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10933

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2020-07-20
Aceito em 2020-10-12
Publicado em 2021-03-23