Educação Ambiental: experiências a partir da implantação de hortas escolares

Autores

  • Igor Georgios Fotopoulos Universidade Federal de Rondônia
  • Jeferson Alberto de Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Gabriel Araújo Paes Freire Universidade Federal de Rondônia
  • André Procópio Lima Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Avilyn Barbara Garcia Lopes Universidade Federal de Rondônia
  • Nayara dos Santos Albrigo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10917

Palavras-chave:

Percepção Ambiental; Olericultura Escolar; Sustentabilidade.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo difundir a implantação de hortas escolares por meio de procedimentos plausíveis à realidade socioambiental brasileira, sobretudo da região amazônica, para o cumprimento da Lei nº 9.725/1999. Em vista disso, foram realizadas atividades teóricas e práticas no âmbito escolar, capazes de estimular nos alunos desempenhos apropriados as temáticas ambientais. Entre os resultados, destacam-se os meios alternativos de aprendizagem a partir do cultivo de espécies oleráceas em escolas públicas do município de Ji-Paraná/RO. Com base nesse estudo, foi possível evidenciar que no território amazônico há necessidade de formular novas maneiras para estimular o conhecimento em benefício da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4, p. 1-9, 2000.

BRASIL, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. DOU, 2012.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. DOU, 2010

BRASIL. Lei n. 7.725, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional do Meio Ambiente e dá outras providências. DOU, 1999.

BRITO, V.L.T.; ARAÚJO, M.F.V.; MACHADO, R.R.B.; MORAES, L.A. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 2, p. 22-42, 2016.

CARVALHO, A.M.P.; REIS, I.; NORI, M.C. Problemas na educação matemática do ensino fundamental por fatores de dislexia e discalculia. Vida de Ensino. v. 02, n. 8, p. 66-72, 2010.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, v. 3, n. 1p. 42-60, 2010.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 38, n. 1, p. 57-64, 24 jun. 2016.

HENNING, I.D.; LENARDÃO, E. Processo pedagógico envolvendo a oleri-cultura: articulação entre a educação profissional e o ensino fundamental – a horta escolar em foco. Os desafios da escola pública paranaense na pers-pectiva do professor PDE, Curitiba, Secretaria Estadual de Educação, 2016.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-203, 2003.

LATINI, R. M.; OLIVEIRA, L.R.; CANESIN, F.P.; SANTOS, M.B.P.; FERREIRA, P.E. Contribuição de metodologias participativas como prática mediadora em educação química e ambiental. Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciencias. v. 17, n. 2, p. 290-308, 2018.

MACEDO, E.; OLIVEIRA, I.N.B.; MANHÃES, L.C.; ALVES, N. (org.). Criar currículo no cotidiano. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 104 p., 2004.

MINÉU, H.F.S.; TEIXEIRA, R.A.; COLESANTI, M.M. A Educação Ambiental no currículo escolar do ensino média da rede estadual de Minas Gerais. Ambiente & Educação, v. 19, n. 2, p. 18-38, 2014.

MORAIS, J. A. de; CALLOU, A. B. F. Metodologias participativas e desenvolvimento local: a experiência do Projeto Dom Hélder Câmara no assentamento Moacir Lucena. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 1, p.165-177, 2017.

OLIVEIRA, A.L.S.; NERO, M.A.; JÚNIOR, J.R.T.; CANDEIAS, A.L.B.; NÓBREGA, R.A.A. Comparação e validação da modelagem espacial de riscos de incêndios considerando diferentes métodos de predição. BCG – Bulletin of Geodetic Sciences, v. 23, nº 4, p. 556-577, 2017.

PITANGA, A.F. A Educação Ambiental Crítica Como Fundamentação Teórica da Pedagogia 4Cs: Criticidade, Cientificidade, Colaboração e Criatividade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 36, n. 3, p. 102-118, 2019.

QUEIROZ, A. G.; COUTO, A. C. P. Metodologia participativa, subjetivamente individual e social: facilitação de reuniões de moradores em Residências Tera-pêuticas. Pesquisas e Práticas Psicossociais. v. 10, n. 1, p. 171-178 , 2015.

ROCHA, S.A.D.; ADAME, A. Uma visão interdisciplinar da realidade: inclusão da Educação Ambiental nas escolas estaduais e municipais no município de Juína, Estado de Mato Grosso. IURISPRUDENTIA: Revista da Faculdade de Direito da Ajes, v. 2, n. 4, p. 99 – 117, 2013.

RODRIGUES, F.C.C.; PALHETA, R.T.M. Educação Ambiental e interdisciplinaridade: a importância da água na vida dos ribeirinhos da ilha das onças (furo conceição), Barcarena, Pará, Brasil. Ambiente e Educação. v. 24, n. 2, p. 310-330, 2019.

ROSA, M.C.P.; ROSA, M.B. Uma proposta de atividades práticas em Educação Ambiental para o ensino fundamental. Monografias Ambientais. v.1, n.1, p. 108-121, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/223613082294

SANTO, T.L.S.S.; MUTIM, A.L.B. Educação Ambiental e políticas públicas: foco de intervenção no sistema educacional. Revista Sergipana de Educação Ambiental. v. 7, n. 2, p. 26-33, 2019.

SILVA, R.A.; TORRES, M.B.R. Cuidado ambiental na agricultura familiar. Revista Eletrônica do mestrado em Educação Ambiental. v. 36, n. 3, p. 178-197, 2019.

SOUZA, N.F.C.; ANDRADE, N.L.R.; RIBEIRO, J.G.S.; GOMES, J.C.; OROZCO, M.M.D.; PEREIRA, E.S. Práticas em Educação Ambiental voltadas à implementação do sistema de esgotamento sanitário de Presidente Médici. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.14, n.1, p. 339-361, 2019.

SOUZA, W. AGUIAR, R.G. Educação Ambiental em duas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica do Jaru – Amazônia Ocidental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 172-191, 2018.

TORRES, F.T.P.; TORRES, C.M.M.E.; LIMA, G.S.; MARTINS, S.V.; MENDES, A.E.O.; PADOVANI, M.T.; SIQUEIRA, R.G.; MOREIRA, G.F.; VALVERDE, S.R. Análise do perfil dos incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e entorno (MG). Ciência Florestal, v. 28, n.3, p. 1008-1021, 2018.

WENTZ, F.M.A.; NISHIJIMA, T. A Educação Ambiental como meio de ação nas atividades agrícolas para preservação dos solos e da água nas comunidades rurais do município de Santo Ângelo – RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v.4, n.4, p. 558 – 571, 2011.

Downloads

Publicado

05-02-2021

Como Citar

Fotopoulos, I. G., Lima, J. A. de, Freire, G. A. P., Silva, A. P. L., Lopes, A. B. G., & Albrigo, N. dos S. (2021). Educação Ambiental: experiências a partir da implantação de hortas escolares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 378–392. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10917

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-07-14
Aceito: 2020-09-03
Publicado: 2021-02-05