Complexidade Moriniana e as policrises da COVID-19: por uma educação humanizadora frente à crise planetária

Autores

  • Cristiano Sordi Schiavi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Érik Álvaro Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eugenio Avila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10849

Palavras-chave:

Educação, Complexidade, COVID-19

Resumo

O novo coronavírus (COVID-19) é uma forte evidência empírica de que a vida deve ser vislumbrada a partir da complexidade, conforme propõe Morin. Através dessa perspectiva, a crise sanitária se converte em policrises que afetam os vários âmbitos da vida, evidenciando a necessidade de reformas ecológica, econômica, política, social, educacional, do pensamento e da moral. Neste ensaio teórico busca-se articular esses âmbitos com a pandemia do COVID-19 para oferecer aos educadores a possibilidade de refletir sobre o mundo e a vida, com o objetivo de gerar inquietações que os levem a assumir uma educação complexo-humanizadora.

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Biografia do Autor

Cristiano Sordi Schiavi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutorando em Adminstração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Érik Álvaro Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração (2013) e Licenciado em Matemática (2006), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Discente de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Eugenio Avila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1986); Graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado no Institut National Polytechnique de Lorraine (1995); Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

Schiavi, C. S., Fernandes, Érik Álvaro, & Pedrozo, E. A. (2020). Complexidade Moriniana e as policrises da COVID-19: por uma educação humanizadora frente à crise planetária. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 402–426. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10849

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-30
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-08-03