Educação Ambiental para além do capital: um desafio do século XXI

Autores

  • Elza Neffa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elmo Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Krishna Neffa Vieira de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10839

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Sustentabilidade socioambiental; Processos formativos.

Resumo

A crise social, ambiental e econômica no mundo atual, agravada pela pandemia da COVID-19, aponta para os limites do modelo de desenvolvimento capitalista. No equacionamento de tal questão, a inclusão da teoria da complexidade no método científico e a educação ambiental para além do capital apresentam-se como potenciais ações transformadoras rumo a uma sociedade efetiva e substancialmente sustentável. Este artigo analisa a relação da ciência contemporânea com as transformações antrópicas na natureza, a fim de subsidiar a produção de múltiplos saberes para a educação ambiental no século XXI, exigindo mudanças profundas no curso do atual modelo de sociedade evitando-se, assim, o risco de extinção da vida planetária.

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Biografia do Autor

Elza Neffa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento e Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA/UFRRJ, Mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas IESAE/FGV e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. André Arcoverde CESVA/FAA. É professora titular na Graduação em Educação e no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da (PPGMA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Epistemologia e racionalidade ambiental: uma construção social. Coordena o Núcleo de Referência em Educação Ambiental da UERJ. Temas de pesquisa: Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Educação e História Ambiental, Tecnologia Social e Desenvolvimento Local.

Elmo Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1979, Mestre em Engenharia Ambiental pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça), e DSc. Pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, na área de saneamento. Professor associado da Faculdade de Engenharia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente e nos Cursos de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado Profissional - PEAMB e Doutorado - DEAMB) e no Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente (PPGMA). É pesquisador Procientista, com bolsa de produtividade. Atua nas áreas de gestão ambiental, gestão de resíduos  e educação ambiental.

Krishna Neffa Vieira de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPG-MA/UERJ, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH/UERJ, Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ, possui pós-graduação Lato-sensu em Direito Processual pelo Centro de Ensino Superior de Valença - CESVA, graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com a Faculdade de Direito de Valença. Trabalhou como supervisor jurídico-administrativo na empresa M.I. Montreal Informática LTDA até o ano de 2013. Atualmente é diretor da Vortex Consultoria. Tem experiência na área de Ensino e pesquisa em Ciências Sociais e Ciências Ambientais. Atua principalmente nos seguintes temas: Metodologia Científica, Sociologia, Sociologia do Direito, Filosofia, Filosofia do Direito, Direito Ambiental, Políticas Públicas, Socioeconomia e Meio Ambiente. Desenvolve estudos nas áreas de Ciências Sociais, Economia Política, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e metodologias científicas de pesquisa.

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Publicado

06-08-2020

Como Citar

Castro, E. M. N. V. de, Silva, E. R. da, & Castro, K. N. V. de. (2020). Educação Ambiental para além do capital: um desafio do século XXI. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 507–527. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10839

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-28
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-08-06