Aquecimento global e a Educação Física: a conscientização a partir da corrida de orientação

  • João Victor de Mello Avelino Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Soraya Correa Domingues Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Ambiental. Interdisciplinar. Possibilidade. Explicativo.

Resumo

O presente estudo envolve as áreas de Educação Física escolar e Educação Ambiental. Tem como objetivo geral descrever e analisar alternativas para uma conscientização dos alunos acerca do aquecimento global, a partir das aulas de Educação Física. Foi feito uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica de natureza explicativa. O aquecimento global é um assunto de extrema relevância para a vida no planeta, pois algumas de suas consequências são o degelo, aumento do nível dos oceanos, queimadas incontroláveis e outros. Ao final do estudo se expõe uma possibilidade de trabalhar essa temática nas aulas de Educação Física a partir da corrida de orientação de forma interdisciplinar.

Biografia do Autor

João Victor de Mello Avelino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Educação Física - Licenciatura (2019) pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atuação profissional como estagiário em Educação Física Escolar na Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus (2017-2019) e estagiário de atividades complementares do Colégio Marista Paranaense (2019). Atualmente na área profissional, professor do Colégio Marista Paranaense no núcleo de atividades complementares, trabalhando principalmente com educação física escolar e iniciação esportiva. No meio acadêmico, Mestrando no Programa de Pós-Graduação no setor de Educação da UFPR, na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, pesquisando na área da Educação e Educação Física escolar principalmente sobre aspectos relativos à prática pedagógica, didática, metodologias, motivação, aprendizagem ativa, aproveitamento do tempo pedagógico e cultura escolar.

Soraya Correa Domingues, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do curso de Educação Física da UFPR, vínculo Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutora pelo programa de pós-graduação em Educação Física na UFSC, Mestrado em Educação pela UFBA (2005), Pós graduação em Potenciais da Imagem nas Ciências Humanas (UFBA), Pós graduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFPR), Licenciada em Educação Física (UFBA, 1999), e Filosofia (UFBA, incompleto). Experiência no ensino superior nos cursos de Educação Física, Pedagogia e Ciências Naturais, nas disciplinas Currículos em Educação Física, Estágio docente, Metodologia científica, História da Educação Física, Atividades Rítmicas e Handebol, e em pós-graduação, nas disciplinas de Educação Ambiental, Megaeventos e Meio Ambiente, Metodologia do Ensino, Comunicação Oral e Expressão Corporal, Metodologia do Trabalho Científico. Tem experiência em pesquisa financiada pelo CNPq, CAPES e FAPESB, PROEC e Licenciar (UFPR). Atua nas áreas de Corpo, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Currículos, Formação de Professores, Didática e Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Epistemologia, Atividades esportivas Gimno-Rítmicas. Na extensão e pesquisa atua como coordenadora de Grupo de pesquisa, extensão e Licenciar sobre Currículos e Complexidade na UFPR.

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Publicado
2020-12-03
Como Citar
Avelino, J. V. de M., & Domingues, S. C. (2020). Aquecimento global e a Educação Física: a conscientização a partir da corrida de orientação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 20-32. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10812
Seção
Artigos