Educação Ambiental e cultura quilombola: entre ausências de políticas públicas e práticas de resistência

Autores

  • Lediane da Silva Borges Universidade Federal do Pará
  • João Batista do Carmo Silva Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10806

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Saberes Ambientais e Culturais. Formação Humana

Resumo

O estudo analisou as relações entre a Educação Ambiental e a cultura quilombola, materializadas em saberes, práticas ambientais e culturais na comunidade Quilombola de Bailique Centro (Oeiras do Pará). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi mediante entrevistas semiestruturadas. O estudo revelou problemáticas socioambientais, educacionais, de infraestrutura e de saúde, entre outros serviços públicos. Conclui-se que, mesmo com a ausência de políticas públicas educacionais e ambientais, voltadas para sustentabilidade, a materialidade de saberes ambientais está fundada na preocupação da conservação da bio-sócio-diversidade local, explicitada a partir de ações de trabalho, vivenciadas no coletivo 

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Biografia do Autor

Lediane da Silva Borges, Universidade Federal do Pará

Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Baião- PA. Estudante do Curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá. Integrante da Pesquisa História, Educação, Cultura e Saberes Afro indígena na região Amazônica e do grupo de pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA)

João Batista do Carmo Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará e Docente da Faculdade de Educação – CUNTINS/Cametá. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Universidade na Amazônia.

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Docente da Faculdade de Linguagem, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

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Publicado

07-02-2021

Como Citar

Borges, L. da S. ., Silva, J. B. do C., & Rodrigues, D. . do S. (2021). Educação Ambiental e cultura quilombola: entre ausências de políticas públicas e práticas de resistência. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 430–449. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10806

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-06-17
Aceito: 2020-10-20
Publicado: 2021-02-07