Educação Ambiental e Risco de Desastres Naturais: Análise Integrada da Percepção de Alunos e Professores de uma Escola em Macaé (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10698

Palavras-chave:

Percepção de Risco, Vulnerabilidade Socioambiental, Região Norte Fluminense, Educação, Meio Ambiente.

Resumo

Este trabalho avaliou a percepção de risco de alunos e professores quanto a ocorrência de desastres naturais e a inserção da Educação Ambiental em uma escola em Macaé (RJ). Os dados obtidos através de questionários, indicam que a escola em análise não aborda o tema desastres naturais. Para os professores, o motivo é a falta de materiais (33%) e conhecimento na área (67%), corroborando com a resposta dos alunos (45% em média) que afirmaram não ter ouvido falar sobre o tema na escola. Diante disso, ações formativas de sensibilização visando a diminuição da vulnerabilidade de risco são cada vez mais necessárias. Já as ações de Educação Ambiental podem ser realizadas por meio de oficinas lúdicas, saídas de campo. Já as ações de Educação Ambiental podem ser realizadas por meio de oficinas lúdicas, saídas de campo etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, R.: GUTJAHR, M.R.: Desastres naturais. São Paulo-SP: IG / SMA. 2011. 100f. (Cadernos de Educação Ambiental, 8).

BUTZKE, I.C. et al. Sugestão de indicadores para avaliação do desempenho das atividades educativas do sistema de gestão ambiental – SGA da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Esp. abr./maio/jun, 2001.

CARVALHO, D.W.; DAMACENA, F.D.L. A intensificação dos desastres naturais, as mudanças climáticas e o papel do direito ambiental. Brasília jan./mar. V. 49 n. 193, 2012.

CARVALHO, I.C.M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e Educação Ambiental / Conceitos para se fazer Educação Ambiental. Brasília: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. 1998. 101f. (Cadernos de Educação Ambiental, 2).

CEEP. Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas. Disponível em: <http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territorios/divis_regional.html>. Acesso em: 20 mai. 2020.

FERNANDES, R.S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Anais do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquissa em Ambiente e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2004.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/panorama>. Acesso em: 20 mai. 2020.

KOBIYAMA, M.; MENDONÇA, M.; MORENO, D.A.; MARCELINO, I.P.V.O.; MARCELINO, E.V.; GONÇALVES, E.F.; BRAZETTI, L.L.P.; GOERL, R.F.; MOLLERI, G.S.F.; RUDORFF, F.M. Prevenção de Desastres Naturais: conceitos Básicos. Florianópolis: Ed. Organic Trading, 109 p. 1ª edição. 2006.

KOBIYAMA, M; CHECCHIA, T; SILVA, R.V; SCHRÖDER, P.H; GRANDO, A. REGINATTO, G.M.P. Papel da comunidade e da universidade no gerenciamento de desastres naturais. Anais do Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais, Florianópolis: GEDN/UFSC, p. 834-846 (CD-ROM), 2004.

SANTANA, G.R.A.; SANTOS, E.B. Conscientização ambiental da população na região central da APA Costa dos Corais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 2, p. 118-126, 2016.

SOUZA, D.M. Os principais benefícios proporcionados ao trabalhador informal para formalização através do microempreendedor individual. Monografia (Curso de Ciências Contábeis). Curso de Graduação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 95f. 2010.

TOALDO, A.M.; MEYNE, L.S.A. Educação Ambiental como instrumento para a concretização do desenvolvimento sustentável. I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política – UFSM e III Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina. Revista Eletrônica do Curso de Direito. UFSM. v. 8. 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Santana, G. R. de A., Santos, E. B., & Gracioli , C. R. (2021). Educação Ambiental e Risco de Desastres Naturais: Análise Integrada da Percepção de Alunos e Professores de uma Escola em Macaé (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 174–184. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10698

Edição

Seção

Relatos de Experiências