A Contribuição do pensamento de sistemas para a Educação Ambiental: Teoria, metodologias, métodos e ferramentas

  • Claudio Pereira de Sampaio Universidade Estadual de Londrina
  • Aguinaldo dos Santos Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Sustentabilidade; problemas complexos; pensamento de sistemas, metodologias.

Resumo

O potencial de compreensão dos problemas de sustentabilidade de forma integrada, sistêmica e interdisciplinar propiciado pelo pensamento de sistemas (systems thinking) se apresenta como uma promissora abordagem para a educação ambiental. Neste artigo são apresentadas e discutidas as principais correntes teórico-metodológicas de pensamento de sistemas - funcionalistas-estruturalistas, interpretativistas e de sistemas críticos, bem como abordagens integradoras. Como resultado, propõe-se um quadro-síntese destas abordagens, com indicação da sua possível contribuição em estudos e projetos em Educação Ambiental.

Referências

ALMAN, D. Multilevel System Analysis: An introduction to Systems, n. November 2013.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: agosto de 2019.

CHECKLAND, P.; SCHOLES J. Soft systems methodology in action. Wiley: Chichester, 1990.

MILLER, J. H.; PAGE, S. E. Complex Adaptive Systems. Princeton University Press, (March), 431–436. 2007. Disponível em <https://doi.org/10.1016/S1460-1567(08)10011-3> Acesso em 11 mar 2019.

FLOOD, R.; JACKSON, M. Critical Systems Thinking—Directed Readings. 347 pp. New York: Wiley. [Collection of the most important articles about history, methodology, and application of the critical systems approach.] 1991.

FORRESTER, JAY, W. Counterintuitive Behavior of Social Systems. Theory and Decision, v. 2, n. 2, p. 109–140, 1971.

ISON, R. Systems Practice: How to Act in a Climate-Change World. London: Springer, 2010.

KIM, D. H. System Archetypes I. Pegasus Communications, Inc., 1992.

LAZLO, A., KRIPPNER, S. Systems Theories: Their Origins, Foundations, and Development. In: J.S. Jordan (Ed.), Systems Theories and A Priori Aspects of Perception. Amsterdam: Elsevier Science. Ch. 3, pp. 47-74. 1998.

MEADOWS, D. Places to Intervene in a System by Donella Meadows. World, v. 91, n. winter, p. 21, 1999. Disponível em: <http://www.biomimicryinstitute.org/downloads/PlacesToInterveneInTheSystem.pdf>. Acesso em 14 mar 2019.

MEADOWS, D. H.; MEADOWS, D. L.; RANDERS, J.; BEHRENS III, W. W. The Limits to Growth; A Report for the Club of Rome's Project on the Predicament of Mankind. New York: Universe Books. ISBN 0876631650. 1972.

MINGERS, J.; BROCKLESBY, J. Multimethodology: Towards a framework for mixing methodologies. Omega, 25(5), 489–509. 1997.

MINGERS, J.; WHITE, L. (2010). A review of the recent contribution of systems thinking to operational research and management science. European Journal of Operational Research, 207(3), 1147–1161. 2010.

MURPHY, R. Sustainability: A Wicked Problem. Sociologica (ISSN 1971-8853) Fascicolo 2, maggio-agosto 2012.

PORTER, T.; CÓRDOBA, J. Three views of systems theories and their implications for sustainability education. Journal of Management Education, v. 33, n. 3, p. 323–347, 2009.

RITTEL, H.W.J.; WEBBER, M.M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sci, v.4: n.155, 1973.

SAMPAIO, C.P. Pensamento de sistemas e design thinking aplicados a wicked problems: sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Anais do I Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos – SIPR, pp. 59-63. Londrina: Rede de Pesquisas em Resíduos da UEL/RPR.UEL, 2019.

SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial, Cambridge: MIT Press. 1969.

SNOWDEN, D. J. Multi-ontology sense making: A new simplicity in decision making. Informatics in Primary Care, v.13, n.1, p.45–53. 2005.

ULRICH, W. Critical Heuristics of Social Planning: A New Approach to Practical Philosophy. Bern, Switzerland, and Stuttgart, Germany: Haupt. Paperback reprint version, Chichester, UK: Wiley, 1994,same pagination, 1983.

ULRICH, W.; REYNOLDS, M. Critical systems heuristics. In: Reynolds, Martin and Holwell, Sue eds. Systems Approaches to Managing Change: A Practical Guide. London: Springer, pp. 243–292. 2010.

VANDENBROECK, B. Systems Thinking and Four Forms of Complexity. Antwerpen: Shiftn, 2015.

Publicado
2020-12-08
Como Citar
Sampaio, C. P. de, & Santos, A. dos. (2020). A Contribuição do pensamento de sistemas para a Educação Ambiental: Teoria, metodologias, métodos e ferramentas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 334-347. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10512
Seção
Artigos