Aplicação do RTQ-C como instrumento norteador para ações e estratégias de conscientização e Educação Ambiental

  • Jakson do Nascimento Instituto Federal de Alagoas
  • Raffaela Germano de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Isabela Cristina da Silva Passos Centro Universitário CESMAC
  • Adriane Borges Cabral Centro Universitário CESMAC
Palavras-chave: Programa Brasileiro de Etiquetagem. Energia elétrica. Edificações. Instituição de Ensino. Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar a eficiência energética de uma edificação pública de ensino à luz do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C). O levantamento de dados foi realizado através do projeto arquitetônico e visitas in loco. Estas informações foram utilizadas para gerar uma estimativa do nível de eficiência energética da edificação, utilizando a ferramenta WebPrescritivo. Espera-se que o conhecimento do desempenho energético, através da aplicação do RTQ-C, seja um importante instrumento norteador para ações de conscientização e Educação Ambiental que possam minimizar o impacto causado pela edificação e sociedade ao meio ambiente.

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Publicado
2021-02-04
Como Citar
Nascimento, J. do, Lima, R. G. de, Passos, I. C. da S., & Cabral, A. B. (2021). Aplicação do RTQ-C como instrumento norteador para ações e estratégias de conscientização e Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 347-358. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10346
Seção
Artigos