Aplicação do RTQ-C como instrumento norteador para ações e estratégias de conscientização e Educação Ambiental

Autores

  • Jakson do Nascimento Instituto Federal de Alagoas
  • Raffaela Germano de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Isabela Cristina da Silva Passos Centro Universitário CESMAC
  • Adriane Borges Cabral Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10346

Palavras-chave:

Programa Brasileiro de Etiquetagem. Energia elétrica. Edificações. Instituição de Ensino. Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar a eficiência energética de uma edificação pública de ensino à luz do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C). O levantamento de dados foi realizado através do projeto arquitetônico e visitas in loco. Estas informações foram utilizadas para gerar uma estimativa do nível de eficiência energética da edificação, utilizando a ferramenta WebPrescritivo. Espera-se que o conhecimento do desempenho energético, através da aplicação do RTQ-C, seja um importante instrumento norteador para ações de conscientização e Educação Ambiental que possam minimizar o impacto causado pela edificação e sociedade ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, José Baltazar Salgueirinho Osório et al. Future scenarios and trends in energy generation in brazil: supply and demand and mitigation forecasts. Journal of Cleaner Production, n. 103, p. 197-210, 2015.

BEZERRA, M. B.; BEZERRA2, A. P. P. S. A crise hídrica como reflexo da seca: o Nordeste Setentrional em alerta. REGNE, Vol. 2, Nº Especial (2016) 623-632.

BRASIL. ELETROBRÁS/PROCEL. Manual para Aplicação do RTQ-C. Versão 4, julho de 2017. Com base na Portaria nº 372 e complementares nº 17, 299 e 126, 2017. Disponível em: <http://www.pbeedifica.com.br/etiquetagem/comercial/manuais >Acesso em: 20 de janeiro de 2019.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia (MME). Relatório das Atividades do Comitê Gestor dos Indicadores de Eficiência Energética. Comitê Gestor dos Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE), 2014. Disponível em: < www.mme.gov.br › Relatorio+CGIEE+2014_formato+oficial.pdf> Acesso em: 20 de janeiro de 2019.

COUTO, Ioni Donini Medeiros. O APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA VISANDO A ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIÊNCIA ENERGÉTICA EM PRÉDIO COMERCIAL, Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Canelas-RS, 2010.

FERREIRA, Paulo Henrique Franco et al. Avaliação da Eficiência Energética do Prédio de Engenharia Mecânica da UFPA utilizando o método prescritivo determinado pelo RTQ-C. In: IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Anais. Fortaleza. 2016.

HOLLANDA, Lavinia; VAREJÃO, Mônica. Energia e sustentabilidade: desafios do Brasil na expansão da oferta e na gestão da demanda. 2014.

IFPB, Instituto Federal da Paraíba. Campus João Pessoa começa a produzir energia solar. Disponível em <https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/2017/08/campus-joao-pessoa-comeca-a-produzir-energia-solar>. Acesso em: 20 de janeiro de 2019.

IFRN, Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Sustentabilidade: Usina fotovoltaica do Campus Apodi entra em operação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 de janeiro. 2019.

MENDES, Nathan et al. Uso de instrumentos computacionais para análise do desempenho térmico e energético de edificações no Brasil. Ambiente Construído, v. 5, n. 4, p. 47-68, 2005.

PBE-EDIFICA. Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações. Edificações Comerciais Etiquetadas. Disponível em <http://pbeedifica.com.br/edificacoes-etiquetadas/comercial > Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

PBE EDIFICA. Manual para Aplicação do RTQ-R. Disponível em: <http://www.pbeedifica.com.br/sites/default/files/projetos/etiquetagem/residencial/downloads/Manual_RTQR_102014.pdf> Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

RIOS, Gisele Auxiliadora de Almeida. Desempenho termoenergético de habitação de interesse social. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Área de conhecimento: automação, 2015.

SANTA, S. L. B.; ENGELAGE, E.; PFITSCHER, E. D.; BORGERT, A. Avaliação de sustentabilidade: eficiência energética em edifícios de uma universidade comunitária. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 6, n. 2, p. 140 – 150, 2017.

SANTOS, Talía Simões dos, et al. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, 20.4: 595-602.

SILVA, Márcia Regina; PESSOA, Zoraide Souza. Educação como instrumento de gestão ambiental numa perspectiva transdisciplinar. 2011.

Downloads

Publicado

04-02-2021

Como Citar

Nascimento, J. do, Lima, R. G. de, Passos, I. C. da S., & Cabral, A. B. (2021). Aplicação do RTQ-C como instrumento norteador para ações e estratégias de conscientização e Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 347–358. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10346

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-02-20
Aceito: 2020-09-03
Publicado: 2021-02-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)