Evolução da produção acadêmica sobre a Educação Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

  • Ronualdo Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzales Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Claudia Regina Xavier Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
Palavras-chave: Educação Ambiental, Temática Ambiental, UTFPR, Produção acadêmica

Resumo

Nesta pesquisa são apresentados os resultados da análise da produção acadêmica e da inserção da Educação Ambiental (EA) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Teve por objetivo apresentar como se caracteriza a Educação Ambiental como campo de conhecimento e produção acadêmica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com análise bibliométrica a partir do método estatístico descritivo. Detectou-se um crescimento significativo da Educação Ambiental na última década, com o advento das pesquisas mostrando um indicativo para a consolidação da EA na UTFPR e para o alinhamento com as tendências de pesquisas no Brasil.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental,Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná - SEED. Graduado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO -2009. Especializado em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Especializado em Filosofia Contemporânea pela FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

Carlos Eduardo Fortes Gonzales, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Prof. Dr. do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR

Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Prof.ª  Drª. do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR.

Referências

BRASIL. Dispõe sobre o Histórico da UTFPR. Disponível em: <http://portal.utfpr.edu.br/institucional/sobre-a-utfpr-1>. 2019. Acesso em 18 de Junho de 2020.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUIMARÃES, S. S. Mo; INFORSATO, E. C. A percepção do professor de biologia e a sua formação: A Educação Ambiental em questão. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.

JACOBI, P. Environmental education, citizenship and sustainability. Cadernos de Pesquisa, São Paulo v. 118, n. 1, p. 189-206, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEITE FILHO, G. A. Padrões de Produtividade de Autores em Periódicos de Congressos na Área de Contabilidade no Brasil: Um Estudo Bibliométrico. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 6, São Paulo: 2006. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2006.

LEITE, J. C. C. (org.). UTFPR: uma história de 100 anos. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.

LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da Educação Ambiental no Brasil: Emergência, identidades, desafios. Tese de doutorado em Ciências sociais. Universidade Estadual de Campinas, 2005.

MARQUES, R; RAIMUNDO, J. A; XAVIER, C. R. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educação, v. 10, n. 28, p. 445-467, 2019.

MARQUES, R.; GONZALEZ, C. E. F.; XAVIER, C. R. As dificuldades da inserção e da prática em Educação Ambiental no currículo escolar. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba: UFPR, 2017.

MARTINS, G. A. Estudo de Caso: Uma Estratégia de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

MORADILLO, E. F.; OKI, M. C. M. Educação Ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quim. Nova, Salvador, v. 27, n. 2, p.332-336, 2004.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru - SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendências nas pesquisas em Educação Ambiental. p. 253-283. In: NOAL, F.O.; BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Educação Ambiental e Cidadania – cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

UTFPR. Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA). Disponível em: <https://portaldeinformacao.utfpr.edu.br/>. Acesso em 15 de Junho de 2019.

Publicado
2021-02-03
Como Citar
Marques, R., Gonzales, C. E. F., & Xavier, C. R. (2021). Evolução da produção acadêmica sobre a Educação Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 66-77. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10301
Seção
Artigos