Evolução da produção acadêmica sobre a Educação Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Autores

  • Ronualdo Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzales Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Claudia Regina Xavier Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10301

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Temática Ambiental, UTFPR, Produção acadêmica

Resumo

Nesta pesquisa são apresentados os resultados da análise da produção acadêmica e da inserção da Educação Ambiental (EA) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Teve por objetivo apresentar como se caracteriza a Educação Ambiental como campo de conhecimento e produção acadêmica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com análise bibliométrica a partir do método estatístico descritivo. Detectou-se um crescimento significativo da Educação Ambiental na última década, com o advento das pesquisas mostrando um indicativo para a consolidação da EA na UTFPR e para o alinhamento com as tendências de pesquisas no Brasil.

Biografia do Autor

  • Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

    Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental,Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná - SEED. Graduado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO -2009. Especializado em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Especializado em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Especializado em Filosofia Contemporânea pela FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

  • Carlos Eduardo Fortes Gonzales, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

    Prof. Dr. do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR

  • Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

    Prof.ª  Drª. do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR.

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Publicado

03-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Ronualdo; GONZALES, Carlos Eduardo Fortes; XAVIER, Claudia Regina. Evolução da produção acadêmica sobre a Educação Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 66–77, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10301. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10301. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2020-02-17
Aprovado 2020-09-04
Publicado 2021-02-03