Evolução da produção acadêmica sobre a Educação Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Resumo
Nesta pesquisa são apresentados os resultados da análise da produção acadêmica e da inserção da Educação Ambiental (EA) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Teve por objetivo apresentar como se caracteriza a Educação Ambiental como campo de conhecimento e produção acadêmica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com análise bibliométrica a partir do método estatístico descritivo. Detectou-se um crescimento significativo da Educação Ambiental na última década, com o advento das pesquisas mostrando um indicativo para a consolidação da EA na UTFPR e para o alinhamento com as tendências de pesquisas no Brasil.
Referências
BRASIL. Dispõe sobre o Histórico da UTFPR. Disponível em: <http://portal.utfpr.edu.br/institucional/sobre-a-utfpr-1>. 2019. Acesso em 18 de Junho de 2020.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, S. S. Mo; INFORSATO, E. C. A percepção do professor de biologia e a sua formação: A Educação Ambiental em questão. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.
JACOBI, P. Environmental education, citizenship and sustainability. Cadernos de Pesquisa, São Paulo v. 118, n. 1, p. 189-206, 2003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LEITE FILHO, G. A. Padrões de Produtividade de Autores em Periódicos de Congressos na Área de Contabilidade no Brasil: Um Estudo Bibliométrico. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 6, São Paulo: 2006. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2006.
LEITE, J. C. C. (org.). UTFPR: uma história de 100 anos. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.
LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da Educação Ambiental no Brasil: Emergência, identidades, desafios. Tese de doutorado em Ciências sociais. Universidade Estadual de Campinas, 2005.
MARQUES, R; RAIMUNDO, J. A; XAVIER, C. R. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educação, v. 10, n. 28, p. 445-467, 2019.
MARQUES, R.; GONZALEZ, C. E. F.; XAVIER, C. R. As dificuldades da inserção e da prática em Educação Ambiental no currículo escolar. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba: UFPR, 2017.
MARTINS, G. A. Estudo de Caso: Uma Estratégia de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
MORADILLO, E. F.; OKI, M. C. M. Educação Ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quim. Nova, Salvador, v. 27, n. 2, p.332-336, 2004.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru - SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendências nas pesquisas em Educação Ambiental. p. 253-283. In: NOAL, F.O.; BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Educação Ambiental e Cidadania – cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
UTFPR. Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA). Disponível em: <https://portaldeinformacao.utfpr.edu.br/>. Acesso em 15 de Junho de 2019.
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.